A Segurança Social prestou apoio a 2.432 pessoas que foram retiradas das casas na sequência dos incêndios que assolaram o país no último fim de semana. De acordo com um comunicado enviado à imprensa pelo Instituto da Segurança Social, a ativação dos Planos Municipais de Emergência e da Declaração de Calamidade resultou na mobilização de 111 técnicos que trabalharam em parceria com as autarquias. Esses técnicos já não estão nas áreas afetadas pelos fogos desde a última quarta-feira, 18 de outubro.

As equipas da segurança social foram colocadas em 33 postos de evacuação nos concelhos afetados, mas desde as 19 horas de quarta-feira, quando todos os incêndios foram considerados extintos, que apenas existiam dois postos de atendimento: o Centro Social de Cambra, em Vouzela, e o Pavilhão Gimnodesportivo de Oliveira do Hospital. Ainda assim, desde terça-feira que as equipas da Segurança Social estão em 25 concelhos fustigados pelas chamas para apurar quais são as necessidades da população e fazer um levantamento das perdas sofridas.

O mesmo documento enviado pelo Instituto da Segurança Social diz que a Linha Nacional de Emergência Social (144), disponibilizada para recolher informações sobre os locais de evacuação, recebeu mais de 500 chamadas desde que os incêndios começou. Esse número de telefone continua disponível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR