Hyundai

Hyundai propõe solução barata para evitar acidentes

A Hyundai Mobis vai apresentar, já no próximo Consumer Electronics Show, em Las Vegas, uma nova tecnologia, acessível, destinada a evitar acidentes resultantes do adormecer do condutor ao volante.

Autor
  • Francisco António

Procurando encontrar uma solução para aquela que é uma das cinco principais causas de acidentes de viação, o adormecer do condutor ao volante, a Hyundai Mobis vai apresentar, já na próxima edição do Consumer Electronics Show, a sua mais recente tecnologia de segurança, destinada a prevenir este tipo de casos.

Denominada Departed Driver Rescue & Exit Manouver (DDRM), segundo revela o fabricante automóvel sul-coreano, esta nova solução recorre a câmaras de infravermelhos, para monitorizar e analisar as expressões faciais e olhos do condutor, com o propósito de detectar sinais de cansaço ou adormecimento. Isto, ao mesmo tempo que acompanha a actuação dos vários sistemas de assistência à condução, à procura de situações em que o condutor comece a ter saídas não intencionais da sua faixa de rodagem, ou até mesmo movimentos erráticos, consistentes com uma possível sonolência.

A partir do momento em que a DDRM conclua que o condutor adormeceu ao volante ou, simplesmente, não responde aos estímulos, o próprio sistema será capaz de assumir o controlo do veículo, graças à presença de tecnologias de condução autónoma de nível 4. Conduzindo, a partir daí, até um local seguro onde encostar.

Esta nova solução é particularmente interessante por utilizar muita da tecnologia que já se encontra presente nos carros dos nossos dias. Como é o caso do sistema de direcção assistida electricamente, câmaras, sensores de radar e uma unidade GPS. Aliando isso ao facto de o veículo apenas ter de circular, em modo autónomo, em distâncias muito curtas – à partida, pouco mais de 1,6 quilómetros -, esta proposta parece, desde logo, mais barata e menos complexa do que, por exemplo, os genuínos sistemas de condução autónoma.

Segundo a Hyundai Mobis, a DDRM poderá entrar em comercialização em 2022. Exigindo, como único requisito, a inclusão de uma “acessível câmara de infravermelhos”, naqueles que são já os carros dos nossos dias. Investimento pequeno, face à possibilidade de aumentar substancialmente a segurança na estrada.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)