O Jardim da Parada vai voltar a receber a Feira do Livro de Poesia, uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, a Livraria Ler e o Espaço Llansol. Com início marcado para 21 de março, Dia Mundial da Poesia, a feira irá realizar-se até perto do final do mês, 25 de março e, tal como no ano passado, irá juntar livreiros e editores de poesia que irão mostrar os seus catálogos e vender poesia diretamente aos seus leitores, num encontro sob a copa das árvores”, refere a Casa Fernando Pessoa que, a par da feira, preparou um programa especial para celebrar a poesia.

Este arranca logo a 21 de março com uma oficina para escolas do bairro intitulada Acontece-me um poema, entre as 10h30 e 12h. Depois da abertura oficial da feira no Jardim da Parada, pelas 16h, irá celebrar-se no número 16 da Rua Coelho da Rocha — onde fica a instituição, que terá entrada gratuita nesse dia — os 90 anos da “Tabacaria”, um dos mais famosos poemas de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, escrito a 15 de janeiro de 1928 e publicado pela primeira vez em 1933 no número 39 da Presença. Para tal, o ator António Fonseca  juntou-se a amigos e conhecidos e preparou uma leitura encenada do poema em portugês e nos crioulos Cabo Verde. Esta “Tabacaria” bilingue deve-se ao facto de o Dia Mundial da Poesia coincidir com o Dia Para a Eliminação da discriminação Racial. O evento acontece às 21h.

A 22, 24 de março e 25 de março, haverá várias visitas guiadas (algumas com audiodescrição) na Casa Fernando Pessoa, uma delas à exposição temporária de peças do acervo da instituição (prolongada até julho), que mostra”diferentes abordagens, feitas por vários artistas, à figura do poeta ou à matéria dos poemas”. “Conhecê-las é conhecer um pouco mais da história desta morada”, refere a instituição. A visita — com início marcado para as 15h e com um custo de 5 euros– estará a cargo de Cátia Figueira, da equipa da Casa Fernando Pessoa e irá repetir-se a 28 de abril, no mesmo horário.

A Feira do Livro de Poesia de Campo de Ourique irá decorrer entre 21 e 25 de março, entre as 12h e as 20h. A programação da Casa Fernando Pessoa pode ser consultada aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR