Uma equipa de investigadores contratados pelo multimilionário Paul G. Allen, um dos fundadores da Microsoft, encontrou o porta-aviões USS Lexington no fundo do mar do Coral, no Oceano Pacífico. De acordo com a publicação do empresário, os destroços da embarcação foram detetados a três mil metros de profundidade pelo RV Petrel, um navio de pesquisa científica que pertence a Paul Allen. Este porta-aviões foi um dos primeiros adquiridos pelos Estados Unidos e afundou-se numa batalha contra os japoneses a 8 de maio de 1942, durante a II Guerra Mundial.

Quando se afundou, a apenas três quilómetros da costa da Austrália, o “Lady Lex” levava 35 aviões a bordo e foi atacado por torpedos e bombas. Esse ataque causou duas explosões a bordo, a última das quais provocou um grande incêndio que obrigou à evacuação da embarcação. Grande parte da tripulação foi resgatada: 2.770 pessoas, incluindo o capitão, foram salvas por outros porta-aviões norte-americanos, mas 216 tripulantes morreram. Resgatada a maior parte da equipa, o barco foi deliberadamente atacado pelo USS Phelps e afundou. Nunca mais foi encontrado.

Apesar de se ter afundado naquele dia, “Lady Lex” fez alguns estragos. Durante o confronto, que ficou conhecido por Batalha do Mar do Coral, os japoneses ficaram sem o porta-aviões Shoho e o navio Shokaku ficou seriamente danificado. Este conflito foi considerado o primeiro a reverter os avanços do Japão pela Nova Guiné e Austrália. Veja imagens dos aviões e do porta-aviões na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR