Em São Francisco chamam-lhe Jewelry Trunk Show, mas para Inês Telles, a exposição é um passaporte para entrar na tão desejada costa oeste dos Estados Unidos. A designer de joias portuguesa foi convidada pela própria diretora da loja do MoMA a fazer parte deste evento anual. Durante os dias 14 e 15 de abril, Inês será um dos 23 designers de joias e acessórios escolhidos para dar provas de talento junto de um público exigente. “É uma mostra muito esperada, não só por ser aberta ao público e pelo facto das peças estarem à venda, mas porque a seleção é muito rigorosa. É a primeira vez que estou a participar, mas não há muita gente nova a entrar”, explica a criadora com a atelier em Lisboa.

Os restantes designers chegam sobretudo dos quatro cantos dos Estados Unidos, mas também de Kanazawa, no Japão, Barcelona, Londres, Berlim, Milão e, claro, de Lisboa. Para São Francisco, Inês Telles vai levar a última coleção, mas também algumas peças que se têm revelado autênticos sucessos de vendas, em Portugal e além fronteiras. Tem 31 anos, fundou o próprio atelier, na Estrela, em Lisboa, em 2009, e um ano depois já estava presente na Bijorhca, em Paris, a principal feira do setor na Europa. Há três edições que voa também para Munique. Diz que os públicos são diferentes, mas que ambos têm alavancado as exportações da marca. Atualmente, é para a Alemanha, Suíça e França que mais vende, embora as exportações para os Estados Unidos estejam a aumentar e o volume de negócio em Portugal se mantenha constante. Nos últimos dois anos, contou com o apoio da AORP ( Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal) nas investidas internacionais.

12 fotos

Foi precisamente numa das últimas passagens por Paris que conheceu Jana Machin, diretora da loja do MoMA de São Francisco. Com viagem marcada para Portugal ainda antes do Natal, a designer aproveitou a deixa e convidou Machin a visitar o seu atelier, na Estrela. Uma tarde bem passada que acabou com uma encomenda a rumar à loja do museu. “Ela escolheu as peças mais minimais, com aqueles contrastes dos oxidados com os dourados”, conta. Durante anos, Inês Telles inspirou-se na natureza para criar joias. A partir de pedras, paus, flores secas, sementes e outros fragmentos, a designer dá forma a peças leves e versáteis, que, no caso da última coleção, assumem também uma clara influência de elementos de cultos pagãos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mesma tarde, surgiu o convite para fazer parte do Jewelry Trunk Show e, meses depois, a designer foi surpreendida com uma fotografia sua a servir de imagem de apresentação do evento. A autora já entrou no mercado norte-americano, através da loja do Museu de Arte Contemporânea de Chicago, mas prepara-se agora para apostar todas as fichas na costa oeste. Além da exposição, que promove o contacto dos criadores com clientes diretos mas também com buyers e galeristas, Inês fala ainda numa ponta para outros museus americanos. Ao todo, vai passar uma semana em São Francisco, nas palavras da própria autora, tempo de sobra “para passear e para fechar mais uns negócios”.

Joalharia portuguesa. A nova geração de designers vale ouro e quer conquistar o mundo