É tudo uma questão de perspectiva: olhando de frente, parece um SUV; apreciado de perfil, dá ares de um três volumes com uma generosa distância ao solo; visto de trás, parece uma tentativa de casar uma coisa com a outra. Ora, há casamentos felizes e há relações nem sempre bem-sucedidas… No caso deste Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury, ficamos definitivamente com a sensação de que há aqui um affair entre um SUV e uma berlina. Se bem conseguido ou não, é outra conversa. Mas restam poucas dúvidas de que este concept é senhor de um design… peculiar. Longe, muito longe é certo, do arrebatador protótipo que a Mercedes-Maybach revelou há cerca de dois anos, o Vision Mercedes-Maybach 6. Mas isto meramente do ponto de vista da harmonia visual.

Pebble Beach. Maybach 6 é eléctrico e tem 750 cv

Nos restantes capítulos, o protótipo que vai ser revelado a 25 de Abril, no Salão de Pequim, continua a fazer por merecer a chancela Maybach. Ou seja, brinda-nos com um interior luxuoso e pormenores de requinte que chegam ao ponto de não esquecer um conjunto de chá, bebida muito apreciada a Oriente, a separar os lugares traseiros. No habitáculo evidenciam-se, ainda, o volante futurista e outros pormenores que fazem a diferença, como é o caso do revestimento do interior das portas a madeira ou da “moldura” metalizada, em tom ouro-rosa, dos bancos. De realçar igualmente o tecto panorâmico, dividido, para melhor dosear a luz a bordo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Luxury at its finest.

Luxury at its finest. Coming soon.#AutoChina

Posted by Mercedes-Benz on Friday, April 13, 2018

Mas, voltando ao início, qual o propósito deste exercício conceptual? Tudo indica que se trata de uma antevisão da versão Maybach da próxima geração do GLS. A verdade é que o maior dos SUV da Mercedes já foi visto, ainda fortemente camuflado, mas não a ponto de esconder que trará profundas alterações na carroçaria. Por outro lado, também não é menos verdade que o Grupo BMW está quase a sair com o Rolls-Royce Cullinan, enquanto o Grupo Volkswagen continua a colher os proveitos de ter sido o primeiro a abrir caminho para os SUV de luxo, com o Bentayga. E a Mercedes, até agora, nada…

Resta-nos aguardar pela revelação oficial deste concept, dentro de dias, para ficarmos esclarecidos quanto às reais intenções que a Maybach tem para uma versão de produção deste protótipo. E vai ter de ser deslumbrante, pois só assim a Mercedes pode ousar pensar em fazer frente, com a Maybach, à forte imagem e tradição de que a Rolls-Royce e Bentley usufuem.

Segundo avança a Autocar, o Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury conta com quatro motores eléctricos e um pack de baterias de 80 kWh, para um total de 750 cv e uma autonomia de 500 km. Mas esta ainda de acordo com o desfasado método de medição NEDC, o que significa que, realisticamente, terá um alcance (bem) inferior a essa cifra. Algures na casa dos 370 km e isso, em matéria de eléctricos, é um luxo a que já se dão muitos modelos baratinhos no mercado…