O gabinete de comunicação da empresa sueca IKEA, a Smörgås Pinners, disponibilizou na conta oficial do Pinterest uma pasta onde guarda todas as capas de todos os catálogos da marca desde 1951, quando começou a imprimi-los, até à atualidade. Foi há 67 anos que a marca sueca com sede na Holanda começou a entregar ao público um longo catálogo com centenas de páginas onde foi determinando o conceito de casa perfeito a preços low cost. Agora, e com 75 anos de vida, o IKEA mostra como evoluiu a marca.

O primeiro catálogo do IKEA saiu em 1951, oito anos depois de a empresa ter nascido pelas mãos de um vendedor de 17 anos, mas que já acumulava 12 anos de experiência profissional a vender fósforos, peças de bicicleta e as mesas do tio carpinteiro. A capa mostrava um cadeirão almofadado com um selo onde se lia em sueco a mensagem: “Qualidade garantida”. Só a partir de 1959 é que as capas começaram a ser ilustradas com fotografias em vez de ilustrações dos móveis, mas seria preciso esperar dois anos para que as capas se modernizassem e assumissem o estilo que persiste até hoje.

Com mais de 1.400 seguidores e oito pastas onde estão arquivadas 530 fotografias, a Smörgås Pinners leva os internautas a descobrir os primeiros tempos do IKEA, a folhear os catálogos mais antigos, os bastidores da marca e até as peças que estiveram à venda no passado e que foram reinventadas recentemente. Aproveite a fotogaleria para ver como o IKEA ilustrava o conceito de casa perfeita desde 1951 até agora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR