O IAVE já disponibilizou os critérios de correção do exame de Geografia do 11.º ano, que se realizou esta quinta-feira de manhã nas escolas de ensino secundário. Veja aqui em baixo as provas.
Ao todo, existiram duas versões do exame nacional de Geografia.
Consulte aqui o enunciado da versão 1 do exame de Geografia.
Consulte aqui o enunciado da versão 2 do exame de Geografia.
E aqui estão os critérios de correção dos exames. Se preferir, veja aqui em baixo as respostas divulgadas pelo IAVE.
1.1. a 1.4. — (4 × 6 pontos) — 24 pontos
Itens: 1.1. — 1.2. — 1.3. — 1.4.
Versão 1: A — D — D — C
Versão 2: C — B — A — A
2.1. — 6 pontos
I e V.
2.2. a 4.3. — (6 × 6 pontos) — 36 pontos
Itens: 2.2.— 2.3. — 3. — 4.1. — 4.2. — 4.3.
Versão 1: C — B — A — B — A — B
Versão 2: B — D — C — B — C — B
5. — 8 pontos
Tópicos de resposta:
• regularizar o caudal dos cursos de água, a jusante;
• minimizar os efeitos das cheias e das inundações;
• permitir a rega dos campos em períodos secos;
• assegurar o caudal ecológico;
• abastecer regularmente a rede pública.
Refere duas funções das barragens — 8 pontos
Refere apenas uma função das barragens — 4 pontos
6. — 6 pontos
Tomate; melão
7. — 12 pontos
Tópicos de resposta:
– Estratégia A – o desenvolvimento da fileira associada à extração dos minerais metálicos:
• aposta na indústria extrativa, associada aos recursos endógenos, para exportar
matéria‑prima, como o volfrâmio ou o cobre, e para aumentar o emprego na região;
• desenvolvimento da indústria transformadora dependente da indústria extrativa, para fomentar a comercialização e dinamizar a economia da região;
• exploração dos recursos minerais, para fixar a mão de obra especializada, de modo a dinamizar o tecido empresarial na região;
• criação de núcleos museológicos associados aos minerais metálicos, de modo a valorizar a memória histórica da atividade mineira e, assim, a potenciar o desenvolvimento sociocultural da região;
• investimento na formação profissional especializada, para aumentar a empregabilidade da população e a produtividade das empresas na região.
– Estratégia B – o desenvolvimento da fileira associada à extração das rochas ornamentais:
• desenvolvimento da indústria extrativa de recursos, como o mármore, o granito ou o xisto, para a construção civil, de modo a valorizar os recursos endógenos da região;
• fixação de empresas transformadoras de rocha extraída, para aplicação na decoração de paredes, portas, janelas e mobiliário, de modo a diversificar o tecido empresarial;
• fixação de empresas associadas à indústria extrativa e transformadora, para aumentar o emprego e o equilíbrio da balança comercial;
• exploração de rochas ornamentais, para incrementar o comércio e os serviços, de modo a gerar riqueza na região;
• dinamização de oficinas de escultura, com a utilização das rochas, para fomentar as
artes, de modo a elevar o nível sociocultural da região;
• apoio das universidades/escolas profissionais na formação profissional especializada, de modo a melhorar a empregabilidade da população e a produtividade.
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Utiliza uma linguagem científica adequada — 8 pontos
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Utiliza uma linguagem científica adequada.
6 pontos
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Utiliza uma linguagem científica adequada.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Utiliza uma linguagem científica adequada.
4 pontos
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região. Utiliza uma linguagem científica adequada.
2 pontos
O discurso é globalmente claro, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. 4 pontos
O discurso apresenta falhas que comprometem parcialmente a sua clareza. 2 pontos
Nota: Caso o aluno responda às duas estratégias, só é considerada para efeitos de classificação a primeira estratégia apresentada.
8.1. — 6 pontos
Trás-os-Montes; Ribatejo e Oeste.
8.2. a 8.3. — (2 × 6 pontos) — 12 pontos
Itens: 8.2. — 8.3.
Versão 1: C — A
Versão 2: A — D
8.4.— 8 pontos
Tópicos de resposta:
• erosão dos solos/perda de solo;
• redução da qualidade da água;
• perda de biodiversidade;
• diminuição da qualidade do ar;
• desflorestação;
• perigo de enxurradas;
• degradação da paisagem natural.
Refere dois impactes naturais associados aos incêndios florestais. — 8 pontos
Refere apenas um impacte natural associado aos incêndios florestais. — 4 pontos
9. a 11.1. — (3 × 6 pontos) — 18 pontos
Itens: 9. — 10. — 11.1.
Versão 1: C — A — C
Versão 2: D — C — D
11.2. — 8 pontos
Tópicos de resposta:
• utilização de painéis fotovoltaicos no sistema de rega;
• utilização de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica;
• utilização de estufas para aumentar a produção;
• adequação das espécies agrícolas à intensidade e ao número de horas de radiação solar.
Refere duas formas de aproveitamento da radiação solar. — 8 pontos
Refere apenas uma forma de aproveitamento da radiação solar. — 4 pontos
12.1. a 12.2. — (2 × 6 pontos) — 12 pontos
Itens: 12.1. —12.2.
Versão 1: B — D
Versão 2: D — B
12.3. — 8 pontos
Tópicos de resposta:
• facilidade de divulgação da informação relativa à ocupação dos alojamentos para o turismo;
• divulgação promocional dos alojamentos para o turismo;
• reajustamento do preço à procura;
• diversificação de oferta de alojamento para fins turísticos.
Apresenta duas razões que justificam a relevância das plataformas digitais. — 8 pontos
Apresenta apenas uma razão que justifica a relevância das plataformas digitais. — 4
Pontos
13. — (1 × 6 pontos) — 6 pontos
Item: 13.
Versão 1: B
Versão 2: A
14. — 12 pontos
Tópicos de resposta:
– Estratégia A – promover a reabilitação urbana destinada à habitação permanente:
• atribuição de subsídios às famílias mais carenciadas, de modo a poderem suportar as subidas das rendas nas habitações reabilitadas;
• aplicação de um projeto de rendas acessíveis aos jovens e à população mais
carenciada, para fixar população e humanizar a cidade;
• apoio aos proprietários na reabilitação dos edifícios, para melhorar o conforto das
habitações e tornar o espaço urbano mais atrativo;
• criação de equipamentos e de serviços no espaço público dos bairros reabilitados, de modo a promover a qualidade de vida;
• investimento na aquisição de mobiliário urbano, para melhorar a qualidade do espaço público e promover a inclusão social nos bairros reabilitados.
– Estratégia B – fomentar a mobilidade sustentável:
• atribuição de benefícios fiscais na aquisição e na utilização de carros elétricos e
híbridos, de modo a melhorar a qualidade do ar;
• criação de ciclovias/vias cicláveis e pedonais, para incentivar a mobilidade sustentável e, desse modo, promover a saúde;
• criação de postos de abastecimento elétrico, para dar resposta às necessidades dos
veículos elétricos e para aumentar a eficiência energética;
• criação de passes sociais multimodais a preços acessíveis, para incentivar a utilização generalizada dos transportes coletivos;
• criação de um serviço de partilha automóvel (carsharing), de modo a reduzir o
congestionamento do tráfego;
• implementação de programas, com vista ao aumento da mobilidade e da acessibilidade, de modo a tornar a cidade mais inclusiva.
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior qualidade de vida. Utiliza uma linguagem científica adequada. — 8 pontos
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior qualidade de vida. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior qualidade de vida. Utiliza uma linguagem científica adequada.
6 pontos
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando uma de forma
adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para tornar a
cidade num espaço com maior qualidade de vida. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma
menos adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior
qualidade de vida. Utiliza uma linguagem científica adequada.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando de forma
adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior
qualidade de vida. Utiliza uma linguagem científica adequada.
4 pontos
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma
menos adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior
qualidade de vida. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma
menos adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior
qualidade de vida. Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma
menos adequada, o seu contributo para tornar a cidade num espaço com maior
qualidade de vida. Utiliza uma linguagem científica adequada.
2 pontos
O discurso é globalmente claro, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. — 4 pontos
O discurso apresenta falhas que comprometem parcialmente a sua clareza. — 2 pontos
Nota – Caso o aluno responda às duas estratégias, só é considerada para efeitos de classificação a primeira estratégia apresentada.
15.1. — 6 pontos
M – Laguna/lagoa de origem marinha/lagoa costeira;
H – Arriba/falésia.
15.2. a 16. — (2 × 6 pontos) — 12 pontos
Itens: 15.2. — 16.
Versão 1: A — D
Versão 2: A — C