Ramires não tem tido vida fácil nos últimos tempos e, embora permaneça no clube chinês Jiangsu Suning, a sua carreira tem passado por uma autêntica montanha-russa. De titular indiscutível na formação asiática passou a excedentário num piscar de olhos e, depois de ver gorada a possibilidade de transferência para o Benfica, encontra-se ao serviço da equipa de reservas do Jiangsu Suning.

Ponto prévio: o médio brasileiro lesionou-se no início da temporada (março) e praticamente não participou na pré-época do emblema chinês. Na primeira metade da época, Ramires apenas disputou um encontro e nem sequer foi de campeonato — a 1 de maio, foi titular na vitória sobre o Tianjin Quanjian (que, na altura, contava com Witsel) a valer para os oitavos de final da Taça da China e saiu aos 84 minutos.

Ramires era aposta firme de Fabio Capello, mas a troca de treinadores e a lesão no início da época roubaram-lhe espaço no plantel chinês (Créditos: Getty Images)

Se a condição física do ex-Benfica já não ajudava no seu regresso ao onze titular, a troca de treinadores só piorou o caso. Fabio Capello saiu em conflito com a direção do clube e para o seu lugar chegou Cosmin Olăroiu, com o plantel a sofrer uma mini-revolução. Chegaram reforços e, também graças ao limite de extracomunitários inscritos pelo clube, Ramires viu o seu nome riscado da lista entregue à Federação, pelo que não se encontra inscrito para a segunda metade do campeonato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Excluído do Jiangsu Suning, tentou rumar ao Benfica com o objetivo de continuar a carreira num sítio onde já foi feliz, mas o negócio não se chegou a concretizar. Águias e jogador até já tinham tudo acertado, mas a direção chinesa exigiu que o brasileiro renovasse contrato antes de ser emprestado aos vice-campeões nacionais, Ramires recusou a extensão do vínculo e a transferência foi por água abaixo.

De regresso à China, o brasileiro viu-se obrigado a integrar a formação de reservas do Jiangsu Suning e até o fez com empenho. Pelo menos, é o que dizem os números da sua estreia no campeonato de reservas: na goleada por 5-1 sobre o Tianjin Quanjian (curiosamente, a última equipa que Ramires defrontou no plantel principal) o médio apontou dois golos e fez uma assistência.