O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu aceitar, esta terça-feira, a providência cautelar colocada pelo Benfica, o que significa que o clube não vai ter de cumprir o castigo de um jogo à porta fechada na próxima jornada, uma decisão que tinha sido tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. O anúncio foi feito no website dos encarnados.

Isto significa que o clássico Benfica-FC Porto, que se realiza este domingo às 17h30 no Estádio da Luz, vai poder ter público. Os bilhetes, recorde-se, foram colocados à venda esta terça-feira para os adeptos do FC Porto e esgotaram em poucas horas.

O castigo decidido pelo CD está relacionado com processos relativos à época passada, quando a Comissão de Instrutores da Liga decidiu que existiram violações passíveis de interdição dos estádios por parte do Benfica, Sporting de Braga e Paços de Ferreira. No caso do Benfica, o castigo diz respeito à reincidência no arremesso perigoso de objetos com reflexo no jogo na mesma temporada. Esta punição com um jogo à porta fechada acumularia com uma outra anunciada no mês passado pelo IPDJ, devido à ilegalidade das claques do Benfica.

Benfica punido pelo IPDJ com um jogo à porta fechada e multa superior a 56 mil euros. Clube vai recorrer da decisão

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação ao Sporting de Braga, a punição do clube deu-se devido a “agressões simples com reflexo no jogo por período igual ou inferior a 10 minutos”, neste caso no jogo contra o Sporting. Já o Paços de Ferreira, que também foi punido, cumpriu a pena frente ao Desportivo das Aves.

Leia o comunicado do Benfica na íntegra

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD foi hoje notificada e congratula-se com a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto de aceitar a providência cautelar apresentada tendo em conta a decisão do CD da FPF de punir com um jogo à porta fechada o Estádio do SL Benfica.
A SL Benfica – Futebol, SAD não deixa de realçar a coincidência e singular momento escolhido para deliberar sobre esse castigo por parte do CD da FPF, gerador de inevitável instabilidade em vésperas de importante clássico.