“The River”, do realizador cazaque Emir Baigazin, é o grande vencedor do Lisbon & Sintra Film Festival 2018, tendo arrecadado o prémio de “Melhor Filme”. Na categoria “Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa”, o júri da seleção oficial —  que é composto por Walter Salles, Chrysta Bell, Jonathan Littell, Jorge Queiroz, Martha Argerich e Stephen Kovacevich — decidiu premiar em ex equo duas obras, “John McEnroe: In The Realm of Perfection”, de Julien Faraut, e “Sedução da Carne”, de Júlio Bressane. O Prémio Especial do Júri para “Melhor Realizador” vai para Richard Billingham, que apresentou a obra “Ray & Liz”.

O filme do Cazaquistão é o momento final de uma trilogia onde figuram outros dois títulos: “Harmony Lessons” e “The Wounded Angel”. Todos foram da autoria de Baigazin e este último, o mais recente, conta a história de um rapaz adolescente que se vê a tomar conta dos irmãos, a mando do seu pai abusador.

Os dois filmes que “empataram” na atribuição do segundo prémio mais importante do Festival exploram géneros e temáticas bem diferentes. Um deles conta a história do tenista John McEnroe, em formato documentário, e de todas polémicas que sempre o envolveram. Já “Sedução da Carne” apresenta as conversas profundas que uma escritora viúva vai trocando com o seu papagaio de estimação.

Por sua vez, “Ray & Liz”, o trabalho que deu a distinção de “Melhor Realizador” ao britânico Richard Billingham, faz o retrato de uma família pobre e disfuncional que tenta singrar em Inglaterra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR