Ao contrário da Nissan, mas à semelhança da Toyota, também a Honda está atrasada no que respeita à produção de veículos eléctricos alimentados por bateria. Mas no recente Salão de Guangzhou, na China, surpreendeu ao apresentar o Everus VE-1, um carro eléctrico baseado no HR-V que se vende na Europa.

Destinado a ser produzido na China, em parceria com o construtor local GAC, o Everus VE-1 é um SUV interessante, equipado com um motor de 120 kW (163 cv), alimentado por uma bateria com uma respeitável capacidade de 53,6 kWh. Apesar disto, a autonomia anunciada é de somente 340 km e, aparentemente, segundo o método NEDC, o que deverá reduzir para 250 km se utilizarmos os princípios do mais rigoroso (e actual) WLTP. Um Nissan Leaf, de dimensões similares, consegue ir mais longe com baterias de 40 kWh, pelo que será interessante conhecer os motivos da menor eficiência energética.

4 fotos

A versão eléctrica do HR-V é exclusivamente dedicada ao mercado chinês, pelo que se pretende adquirir um Everus VE-1, vai ter de dar um salto à China. Ou, então, esperar que o modelo chegue à Europa. Mas nem tudo são más notícias, pois a Honda e a GAC vão propor o VE-1 por apenas 170.800 yuan, o que equivale a cerca de 22.000€, um valor competitivo para um modelo com estas dimensões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR