Rádio Observador

Educação

Novo calendário escolar tem mais uma semana de férias no Natal

1.133

Apesar de o novo calendário escolar ter mais uma semana de férias no natal, os alunos apenas terão mais um dia de férias. Tudo para que não retomem as aulas a uma sexta-feira.

O primeiro período arrancará entre os dias 10 e 13 de setembro, e termina a 17 de dezembro

FRANCISCO ROMÃO PEREIRA/OBSERVADOR

Foi publicado, esta terça-feira, em Diário da República, o calendário escolar do ensino público para o próximo ano letivo. A maior novidade é a de que as férias do Natal vão dar direito a três semanas de descanso aos estudantes.

À semelhança dos anos anteriores, 17 de dezembro é o último de dia de aulas do 1.º período, retomando o 2.º período no dia 06 de janeiro. Tendo em conta que o dia 01 de janeiro de 2020 é uma quarta-feira, os alunos terão mais um dia de férias, evitando-se o reinício das aulas a uma sexta-feira, tal como sucedeu no último ano letivo em que 01 de janeiro foi uma quarta-feira”, referiu em comunicado o Ministério da Educação.

Já se sabe também que o primeiro período arrancará entre os dias 10 e 13 de setembro e terminará  a 17 de dezembro. A aulas retomam, no segundo período, a 6 de janeiro de 2020, terminando a 27 de março. A interrupção do Carnaval está agendada será nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. As férias da Páscoa terão duas semanas, entre os dias 30 de março e 13 de abril.

O terceiro período começa a 14 de abril de 2020. Os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade vão de férias mais cedo, a 4 de junho, de forma a prepararem os exames nacionais. Para os alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos as aulas terminam a 9 de junho de 2020. Dez dias depois, a 19 de junho, é a vez dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

A primeira fase dos exames nacionais de fim do 3.º ciclo, realizados no 9.º ano, irão decorrer entre os dias 15 e 26 de junho, com segunda fase marcada para 20 e 22 de julho. No caso do ensino secundário, o calendário de primeira fase inicia-se no mesmo dia mas terá fim apenas a 7 de julho. A segunda fase acontece entre os dias 21 e 27 de julho.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)