As chamas lavram sem parar há duas semanas na Amazónia e a gravidade da situação transformou, nos últimos dias, as redes sociais em palco de críticas, desabafos, alertas e apelos. Mas nem todas as imagens que estão a circular são atuais ou mostram, sequer, a Amazónia. Um dos casos mais flagrantes é o de Emmanuel Macron, que partilhou uma imagem de um fotógrafo que morreu em 2003.

“A nossa casa está a arder. Literalmente. A floresta amazónica, o pulmão que produz 20% do oxigénio do nosso planeta, está em chamas. É uma crise internacional”, lê-se na publicação partilhada no Twitter pessoal do Presidente francês. A foto é de Loren McIntyre, da National Geographic.

Foi um erro de Macron que não passou despercebido a Jair Bolsonaro. O Presidente brasileiro acusou mesmo o seu homólogo de “instrumentalizar” a situação para proveito próprio. E, para Bolsonaro, a mensagem do chefe de Estado francês foi acompanhada de um “tom sensacionalista” que “não contribui em nada para a solução do problema”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, Macron respondeu a Bolsonaro e acusa o Presidente brasileiro de mentir em matéria de compromissos ambientais e anunciou que, nestas condições, França vai votar contra o acordo de comércio livre UE-Mercosul.

Tendo em conta a atitude do Brasil nas últimas semanas, o Presidente da República não pode se não constatar que o Presidente Bolsonaro lhe mentiu na Cimeira de Osaka”, afirmou a presidência francesa, referindo-se à Cimeira do G20 que se realizou no final de junho.

“O Presidente Bolsonaro decidiu não respeitar os compromissos ambientais e não se empenhar em matéria de biodiversidade. Nestas condições, França opõe-se ao acordo com o Mercosul tal como está”, acrescentou.

O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, foi fechado a 28 de junho, depois de 20 anos de negociações. O pacto abrange um universo de 740 milhões de consumidores, que representam um quarto da riqueza mundial. A Irlanda também já ameaçou votar contra o acordo comercial se o Brasil não tomar medidas para proteger a floresta amazónica.

Mas Emmanuel Macron está longe de ter sido o único a cair no erro de partilhar a imagem errada. O ator Leonardo DiCaprio também partilhou esta foto. A modelo Gisele Bündchen fez o mesmo.

De partidos políticos portugueses a celebridades como a cantora Madonna, o rapper Jaden Smith, o youtuber Logan Paul e até mesmo Cristiano Ronaldo, foram muitos os que divulgaram nas redes sociais fotos antigas ou de outros locais do mundo.

Da praia portuguesa que afinal era na URSS ao incêndio na Amazónia: as imagens falsas nas publicações dos partidos