Dark Mode 48,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Unidos do Viradouro foi a vencedora do carnaval carioca

Num desfile dourado que animou o sambódromo, o foco foi a luta feminista e a homenagem às Ganhadeiras de Itaupã, mulheres escravas que lutaram pela sua libertação no século XIX.

i

Durante o desfile, as Ganhadeiras foram representadas a lavar roupa, a cozinhar ou a costurar, dando destaque à cultura popular baiana

AFP via Getty Images

Durante o desfile, as Ganhadeiras foram representadas a lavar roupa, a cozinhar ou a costurar, dando destaque à cultura popular baiana

AFP via Getty Images

A escola de samba Unidos do Viradouro foi a grande vencedora do desfile de carnaval 2020 do Rio de Janeiro com uma homenagem às Ganhadeiras de Itaupã, escravas do século XIX. O Estandarte de Ouro foi entregue à escola de Niterói, que não ganhava desde 1997.

O desfile luxuoso da escola de Viradouro juntou mais de 20 mulheres da Bahia no Sambódromo, em representação do grupo das Ganhadeiras de Itaupã, mulheres escravas que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e vendiam petiscos para poderem pagar a sua libertação. Durante o desfile, as Ganhadeiras foram representadas a lavar roupa, a cozinhar ou a costurar, dando destaque à cultura popular baiana.

Ganhadeiras de Itaupã

Numa enredo que deu destaque ao feminismo e às mulheres que se esforçaram para alcançar a liberdade, a “Viradouro de alma lavada” animou o público cantando “Oh mãe, ensaboa, mãe”. Na frente do desfile, a escola apresentou um aquário com milhares de litros de água, representando a Lagoa do Abaeté.

Aquário no desfile da escola de samba do Viradouro

O grupo “Lute como uma mulher!” encerrou o desfile da escola com mulheres negras ligadas à causa feminista a participar na folia do Sambódromo.

A escola de samba Grande Rio, que ficou em segundo lugar, liderou durante a maior parte do desfile, mas a Unidos do Viradouro rapidamente ultrapassou a sua pontuação, conquistando o primeiro Estandarte de Ouro dos últimos 27 anos do carnaval carioca.

Links promovidos

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.