Os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e os de Castelo Branco e Guarda por causa da queda de neve, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas entre as 11h e as 18h desta terça-feira.

Os distritos de Castelo Branco e da Guarda estão sob amarelo até às 0h de quarta-feira por causa da queda de neve dispersa acima de 800/1000 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1200 a 1400 metros ao longo desta terça-feira e aumentando de intensidade a partir da tarde.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta terça-feira nas regiões do norte e centro do continente céu muito nublado, sendo por nuvens médias e altas até início da manhã.

Estão também previstos períodos de chuva fraca e dispersa, mais frequente a partir do final da tarde, e que a ocorrer será sob a forma de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1200/1400 metros ao longo do dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta também para vento moderado de este-nordeste, sendo forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora até meio da manhã, diminuindo de intensidade a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda formação de gelo e geada no interior e descida da temperatura mínima.

No sul prevê-se céu muito nublado, com boas abertas a partir do final da tarde e períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas a partir do final da manhã, e que poderão ser sob a forma de neve na serra de S. Mamede até início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo do quadrante leste no Alto Alentejo até início da manhã, tornando-se moderado a partir da tarde, e por vezes forte na costa sul do Algarve e nas terras altas, rodando gradualmente para o quadrante oeste e descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -1 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 18 (em Faro).