Na mesma semana em que o juiz Paulo Registo apresentou um pedido de escusa do caso Rui Pinto, “por existir suspeita sobre a sua imparcialidade”, há uma juíza do mesmo coletivo que está sob suspeita de um conflito de interesses.  Chama-se Helena Leitão, é a juíza-adjunta do coletivo que foi sorteado para julgar o ex-hacker e já pôs o seu lugar à disposição do presidente do Tribunal da Comarca de Lisboa.

Helena Leitão informou esta semana o Ministério Público e os advogados de Rui Pinto e de Aníbal Pinto (ex-advogado do ex-hacker que também será julgado) de que mantém uma relação “estritamente profissional” com um dos assistentes do processo: João Medeiros, ex-advogado da SAD Benfica e, à data do ataque informático alegadamente perpetrado pelo hacker à PLMJ, um dos sócios do escritório de advogados.

Rui Pinto passa a colaborar com a Justiça e fica em prisão domiciliária numa casa disponibilizada pela PJ

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No despacho enviado ao titular da ação penal e à defesa “ao abrigo do cumprimento dos seus deveres deontológicos”, a magistrada informou que não pediu escusa do processo, por considerar que os factos em causa “não são suscetíveis de justificar a apresentação do pedido de escusa”, cita a edição deste fim de semana do Expresso, mas colocou o lugar à disposição do presidente do tribunal.

João Medeiros, que também é assistente no processo que envolve Rui Pinto, é advogado de Helena Leitão num processo que envolve igualmente a empresa Foot4you.

Football Leaks. Rui Pinto vai a julgamento por 90 crimes. Juíza deixou cair 57 crimes

Ao mesmo jornal, Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto, que avançou nos últimos dias com um incidente de recusa do juiz Paulo Registo, mostrou-se surpreendido mas não revelou se vai ou não fazer o mesmo em relação a Helena Leitão. “Vamos avaliar o despacho da juíza e decidiremos para a semana. Fiquei muito surpreendido com isto. É a primeira vez que vejo uma coisa destas na minha carreira.”