Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Obrigada por ter acompanhado o Observador ao longo do dia de ontem. Vamos continuar a atualizar todas as informações sobre a pandemia, o minuto, neste novo liveblog:

    Quase 3 milhões de infetados com novo vírus no mundo

  • Grécia prepara nova regras para abrir turismo

    Esta segunda-feira, o ministro do turismo da Grécia vai propor “novas regras” para salvar o setor no país. Contudo, em 2020, é certo que vai haver restrições para uma abertura de hotéis.

    Grécia prepara nova regras para abrir turismo

  • Alunos do secundário regressam às aulas em Pequim

    As escolas de ensino secundário em Pequim reabrem esta segunda-feira, após mais de três meses fechadas devido ao surto do novo coronavírus. Com exceção da província de Hubei, de onde a doença é originária, a capital chinesa era a única divisão administrativa do país que não tinha ainda anunciado a retomada de aulas presenciais em nenhum dos diferentes níveis de ensino. Os alunos do ensino básico terão de esperar até ao dia 11 de maio para voltarem às aulas.

    A Comissão Municipal de Educação de Pequim justificou a decisão com a necessidade de permitir que os alunos se preparem para os exames de acesso ao ensino superior, que serão realizados entre os dias 7 e 10 de julho. Para os restantes níveis de ensino, incluindo jardins de infância, universidades ou o ensino profissional, não foi ainda definida uma data.

    O Ministério da Educação da China decidiu adiar o retorno às aulas em todos os níveis educacionais após as férias lunares do Ano Novo, em 27 de janeiro. Um mês depois, em 28 de fevereiro, as autoridades permitiram que as escolas em áreas menos afetadas do país retomassem as aulas.

    Agência Lusa

  • Obras em Notre Dame retomadas esta segunda-feira

    As obras de restauração na catedral de Notre-Dame de Paris, suspensas desde março por causa da pandemia de Covid-19, são retomadas gradualmente a partir desta segunda-feira. Estas decorrerão em três etapas, com um aumento de trabalhadores ao longo do mês de maio.

    Os trabalhadores usarão máscaras, terão acesso a dispensadores de álcool gel e a soluções de acomodação e entrega de refeições, de acordo com o órgão público encarregado da restauração da igreja, monumento icónico da capital francesa que sofreu um incêndio em abril de 2019.

    Antes de serem suspensos devido à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, os trabalhos já haviam sido interrompidos brevemente no último verão para melhorar a proteção dos trabalhadores contra o chumbo.

    epa08358419 A man wearing protective gloves and a face mask walks past Notre-Dame Cathedral on Easter Sunday, in Paris, France, 12 April 2020. Easter and religious celebrations are held behind closed doors as France is under lockdown in an attempt to stop the widespread of the SARS-CoV-2 coronavirus causing the Covid-19 disease.  EPA/IAN LANGSDON

    (EPA/IAN LANGSDON)

    Agência Lusa

  • Irão planeia reabrir mesquitas em zonas sem novos casos de coronavírus

    O presidente iraniano, Hassan Rouhani, revelou este domingo que poderá estar para breve a reabertura de mesquitas em zonas do país que já se encontram livres da pandemia. A decisão caberá a cada região, que, consoante a situação local, isto é, a inexistência de novos casos e mortos por Covid-19, poderá optar por reabrir os templos e retomar as orações de sexta-feira, refere a Reuters.

    O anúncio, feito em comunicado, surge depois de o Irão ter permitido que lojas, bazares e parques voltassem a funcionar depois de semanas de encerramento.

    O Irão, o país do Médio Oriente mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, tem registado, desde 14 de abril, menos de 100 mortes por dia. Nas últimas 24 horas, foram registadas 60 vítimas mortais, elevando para 5.710 o número total. O número de casos confirmados encontra-se agora nos 90.481, segundo o Ministério da Saúde iraniano.

  • EUA. Nova atualização aponta para mais de 963 mil casos de Covid-19

    Uma nova atualização do número de casos de Covid-19 nos Estados Unidos da América, feita pela Johns Hopkins University, aponta que há 963.168 infetados no país. Trata-se de um aumento de mais de 30 mil casos desde as 20h (hora de Lisboa). O número de mortes encontra-se agora nos 54.614.

  • Israel permite reabertura de algumas lojas e pondera regresso às aulas

    As primeiras lojas começaram a reabrir em Israel depois de semanas encerradas devido ao novo coronavríus. Apenas aquelas com acesso à rua puderam abrir as portas este domingo, enquanto centros comerciais e mercados irão permanecer, por enquanto, encerrados.

    A par desta medida, o governo israelita está a ponderar a reabertura gradyal das escolas. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, vai iniciar conversações nesse sentido na segunda-feira, foi anunciado em comunicado. De acordo com a Reuters, o Ministério da Educação propôs que este ano escolar devia ser estendido até ao verão para compensar o tempo perdido devido à pandemia.

    Segundo a mesma agência de notícias, há 15.443 casos de Covid-19 confirmados em Israel, onde 201 pessoas morreram devido à doença.

  • Noruega. 1,4 milhões de pessoas instalaram uma app para saberem quem tem Covid-19

    1,4 milhões instalaram a app estatal para saberem se estiverem com alguém com Covid-19. Contudo, têm havido críticas de privacidade e há quem tenha conseguido arranjar forma de saber quem a usa.

    Noruega. 1,4 milhões de pessoas instalaram uma app para saberem quem tem Covid-19

  • Brasil ultrapassa os 60 mil casos de Covid-19. São Paulo permanece o estado mais afetado

    O Brasil ultrapassou hoje a marca dos 60 mil casos confirmados de Covid-19. De acordo com o mais recente boletim do Ministério da Saúde brasileiro, são 61.888 os infetados no país. No dia anterior eram 58.509, tendo-se registado um aumento de 5,8%.

    Foram ainda registadas 189 mortes pelo novo coronavírus, o que corresponde a um aumento de 4,7% e a uma descida relativamente aos números de sexta e sábado, com mais de 300 mortes. O vírus fez até ao momento 4.205 vítimas mortais no Brasil.

    Os cinco estados mais afetados são São Paulo (20.715 casos, 1.700 mortos), Rio de Janeiro (7.111 casos, 645 mortos), Ceará (5.833 casos, 327 mortos), Pernambuco (4.898 casos, 415 mortos), e Amazonas (3.833 casos, 304 mortos).

  • Restrições no Reino Unido podem começar a ser levantadas na próxima semana

    As restrições em vigor no Reino Unido podem começar a ser levantadas na próxima semana, noticia o Daily Telegraph. Segundo o jornal, Boris Johnson, que vai retomar a sua rotina normal de trabalho esta segunda-feira, deverá anunciar o plano para a reabertura já esta semana.

  • "Este ano faça a sua peregrinação em casa. Reze em casa." Proteção Civil de Santarém pede a peregrinos que evitem deslocar-se a Fátima

    A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém pediu aos peregrinos que, este ano, evitem deslocar-se a Fátima nos dias 12 e 13 de maio e que fiquem em casa. O Santuário vai celebrar datas sem público.

    “Este ano faça a sua peregrinação em casa. Reze em casa.” Proteção Civil de Santarém pede a peregrinos que evitem deslocação a Fátima

  • Infeção de ex-reclusos de Angra do Heroísmo deverá ter ocorrido fora de contexto prisional

    O dois ex-reclusos libertados da cadeia de Angra do Heroísmo, na Terceira, não terão sido infetados com o novo coronavírus em contexto prisional, esclareceu este domingo o responsável da Autoridade de Saúde açoriano, Tiago Lopes.

    Covid-19. Infeção de ex-reclusos de Angra do Heroísmo deverá ter ocorrido fora de contexto prisional

  • Pelo menos um infetado em espaço onde vivem 24 pessoas em Caneças

    Há pelo menos um infetado num “espaço privado alugado a terceiros” onde vivem 24 pessoas em Caneças, em Odivelas. Fonte da câmara municipal adiantou à Agência Lusa que o espaço não se trata de um hostel, ao contrário do que foi noticiado ao início da tarde pela SIC Notícias.

    Falta testar três indivíduos, que as autoridades ainda não conseguiram localizar.

    Covid-19. Pelo menos um infetado em espaço onde vivem 24 pessoas em Caneças

  • Covid-19 causou mais de 204 mil mortos no mundo inteiro. Há 2,9 milhões de infetados

    A pandemia de Covid-19 já provocou 204.696 mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

    Até às 20h em Lisboa, foram oficialmente diagnosticados 2.929.630 de casos de infeção pelo novo coronavírus em 193 países e territórios desde o início da epidemia na província chinesa de Wuhan. Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar.

    Entre os casos diagnosticados, pelo menos 797.800 já são considerados curados.

    Desde a contagem realizada à mesma hora de sábado, registaram-se 3.961 mortes e foram diagnosticados 83.386 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em todo o mundo.

    Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas foram os Estados Unidos da América (1.105), Reino Unido (413) e Brasil (346).

  • 17 profissionais de saúde infetados nos Açores

    O responsável da Autoridade de Saúde dos Açores disse este domingo que desde o inicio do surto de Covid-19 foram testados na região cerca de 2.000 profissionais de saúde, dos quais 17 revelaram infeção pelo novo coronavírus. Tiago Lopes, também diretor regional da Saúde, avançou estes números em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de Covid-19 nos Açores.

    De acordo com o responsável, dos profissionais testados até ao momento, “nove são da ilha do Faial, 56 da Graciosa, 37 da Terceira, 1.781 da ilha de São Miguel, 44 do Pico e um da ilha de Santa Maria”. “Do total de 1.928 profissionais de saúde testados, 40 continuam a aguardar por resultados, 1.866 tiveram resultado negativo, 17 positivos distribuídos pelo Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e pela estrutura residencial para idosos (do Nordeste), na ilha de São Miguel, e pela ilha do Faial”, acrescentou.

    Lusa

  • Itália. Funerais até 15 pessoas numa "fase 2" que arranca a 4 de maio

    O primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte, divulgou este domingo que a “fase 2” da reabertura do país começa a 4 de maio. Vai ser permitido visitar familiares, ir a funerais e empresas vão começar a abrir.

    Itália. Funerais até 15 pessoas numa “fase 2” que arranca a 4 de maio

  • Número de mortes diárias em França volta a cair. Governo prepara plano de retoma de alguma atividade

    França registou 242 novas mortes em 24 horas. Só a 25 de março, há um mês, é que o número era mais baixo. Governo vai apresentar um plano para o desconfinamento na terça-feira.

    Número de mortes diárias em França volta a cair. Governo prepara plano de retoma de alguma atividade

  • De Califórnia a Sydney: bom tempo atrai banhistas às praias, apesar das restrições

    Apesar dos conselhos das autoridades para que se mantenham em casa ou que passeiem nos bairros de residência, o bom tempo — e o cansaço do confinamento — levou centenas às praias.

    De Califórnia a Sydney: bom tempo atrai banhistas às praias, apesar das restrições

  • Governador da Florida diz que não tem data para reabertura

    O governador da Florida, Ron DeSantis, disse ainda não ter uma data para a reabertura e que está mais preocupado “em fazer as coisas bem”. “Vamos fazer tudo de forma inteligente. Estou menos preocupado com a data e mais preocupado em fazer as coisas bem”, declarou este domingo, citado pela CNN, durante a conferência de imprensa.

    DeSantis admitiu que os números no estado estão a descer, mas que é preciso fazer mais testes. A Florida tem, neste momento, 31.528 casos confirmados e 1.074 mortes por Covid-19. A ordem de isolamento social está em vigor até 30 de abril.

    As declarações do DeSantis surgem no mesmo dia em que seis estados, inlcuído o de Nova Iorque, admitiram estarem preparados para começar a levantar as restrições impostas para conter o novo coronavírus.

    Nova Iorque já tem plano para reabertura parcial. Vários estados norte-americanos preparam-se para fazer o mesmo

  • Boris Johnson poderá voltar a Downing Street ainda esta noite

    O primeiro-ministro britânico poderá regressar a Downing Street ainda esta noite, avançam alguns jornais britânicos, como o The Guardian. A notícia surge depois de um porta-voz oficial ter confirmado que Boris Johnson irá retomar as suas funções na segunda-feira.

    Johnson foi diagnosticado com Covid-19 no final de março. Um agravamento dos sintomas levou ao seu internamento no início de abril, tendo passado três noites num hospital em Londres. O primeiro-ministro britânico teve alta a 12 de abril. Segundo noticiou ontem a Sky News, esta semana teve várias reuniões com responsáveis e membros do governo britânico.

1 de 5