A peça “Um Adeus aos Deuses”, do compositor Miguel Resende Bastos, venceu o Prémio Musa, anunciou esta segunda-feira o Movimento Patrimonial da Música Portuguesa (MPMP), que promove o galardão.

O prémio tem o valor pecuniário de 3.000 euros e Miguel Resende Bastos fará parte da próxima temporada do MPMP, como compositor residente, prevendo-se a “gravação em estúdio das partituras pelo Ensemble MPMP”, segundo o comunicado divulgado.

O Prémio Musa pretende “distinguir a excelência da composição contemporânea e, nesse contexto, estimular e promover a língua portuguesa como veículo expressivo”.

Este ano o galardão teve como mote o centenário de nascimento do escritor Ruben A. (1920-1975), autor entre outros livros de “A Torre de Barbela” (1965).

“Um adeus aos deuses” parte da obra homónima de Ruben A., editada em 1963, sob a forma de um diário de viagem, com o subtítulo “Grécia”, tendo sido o texto escolhido pelo facto de “o monólogo solitário, em primeira pessoa, de um sujeito acompanhado apenas pela sua imaginação, pensamentos e o que chama de ‘um espírito hermafrodita’, se adequar na perfeição ao tipo de peça com declamação que pretendia compor”, segundo refere no comunicado do MPMP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Resende Bastos refere ainda que procurou uma “fidelidade inabalável ao texto original, ou pelo menos àquilo que [acredita] ser o seu espírito, bem como uma total simbiose entre a prosa declamada e a música”.

Segundo o MPMP, o compositor “focou-se nos elementos mais introspetivos e assumiu George Crumb e Witold Lutoslawski como duas influências determinantes na formação da sua linguagem”.

O júri foi constituído pelos compositores Andreia Pinto Correia e Januibe Tejera e pelo maestro Jan Wierzba.

No ano passado, o prémio foi dedicado à poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, e o vencedor foi o compositor Hugo Ribeiro, tendo Miguel Jesus recebido uma menção honrosa.

Miguel Resende Bastos nasceu no Porto em 1995 e é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Atualmente, prossegue os estudos na Universidade das Artes em Roterdão, nos Países Baixos. Em 2017 recebeu o 1.º Prémio no 10.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim.