Esta segunda-feira, os Lakers foram a Atlanta vencer os Hawks. LeBron James terminou a partida com 21 pontos, incluindo os decisivos últimos nove, e foi crucial para a vitória da equipa de Los Angeles, que está nesta fase a atravessar o maior período da temporada passado fora de casa. A história do jogo, porém, esteve longe de ser o resultado, os pontos de James ou o terceiro lugar dos Lakers na Conferência Oeste. A história do jogo foi, no mínimo, insólita.

A dada altura, já durante o quarto e último período, o árbitro da partida viu-se obrigado a parar o jogo porque LeBron James estava envolvido numa discussão com um homem que estava na bancada — isto porque o State Farm Arena, em Atlanta, recebeu esta segunda-feira cerca de 1.300 pessoas para assistir ao jogo da NBA. A discussão de James com este adepto rapidamente escalou para uma discussão de James com duas mulheres que estavam sentadas junto a ele e que se levantaram, uma delas visivelmente consternada, para responder ao jogador de 36 anos. Nos vídeos que entretanto surgiram nas redes sociais, é possível ver os seguranças do pavilhão a intervirem, sendo que acabaram por conduzir as duas mulheres à saída, expulsando-as do recinto.

Na entrevista pós-jogo, LeBron James comentou o episódio sem explicar a origem do desentendimento mas defendeu que a expulsão do pavilhão não era necessária. “Estou contente por os adeptos estarem de volta. Preciso dessa interação. Sinto que elas não mereciam ser expulsas. Houve uma discussão entre dois homens adultos, ele disse a parte dele, eu disse a minha parte. E depois outra pessoa intrometeu-se e disse a parte dela. Mas acho que não deviam ter sido expulsas. Se calhar beberam um pouco. Está tudo bem. Tomou tudo proporções algo desmedidas. Os adeptos estão nas bancadas e isso é logo melhor”, disse o atleta dos Lakers.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Frank Vogel, o treinador de LeBron James, foi também questionado sobre o assunto depois da partida e só teve um problema específico a apontar: o facto de uma das mulheres em questão ter tirado a máscara para gritar com o jogador. “Obviamente que não se pode deixar que os adeptos tirem as máscaras e gritem com os nossos jogadores durante estes tempos que vivemos”, disse o técnico. Uma das pessoas em questão, precisamente a que é vista a retirar a máscara para gritar para dentro do court, acabou por fazer um vídeo enquanto saía do State Farm Arena. Apresentou-se como a mulher do adepto que originalmente discutiu com James, explicou que o marido tem “um problema” com o jogador e que não fez mais nada que não fosse defendê-lo das “ameaças” do atleta.