A ministra da Cultura nomeou Aida Carvalho presidente da Fundação Côa Parque, foi anunciado esta terça-feira. A professora do Instituto Politécnico de Bragança substitui assim Bruno Navarro, que morreu inesperadamente no final do mês de janeiro, aos 44 anos.

Navarro era presidente do Conselho Diretor da Fundação Côa Parque, que gere o Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa, desde junho de 2017. Em entrevista ao Público, no final da semana passada, Graça Fonseca admitiu que esperava em breve ter o nome do novo diretor. “Estamos todos empenhados em que seja uma pessoa que esteja à altura do legado do Bruno e da importância que aquele território e aquele projeto têm para todos nós”, disse a governante na altura.

Presidente da Fundação Côa Parque morre aos 44 anos vítima de “doença súbita”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aida Carvalho, de 47 anos, é doutorada em Ciência da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Minho, mestre em História das Populações pela Universidade do Minho e licenciada em Estudos Europeus pela Universidade Lusófona do Porto. Tem ainda uma pós-graduação em Turismo e Património Religioso pela Universidade Católica e uma outra em Gestão Cultural pelo Instituto Politécnico do Porto.

Entre 1996 e 2001, foi guia-intérprete no Vale do Côa. Desde setembro de 2001 que é docente Instituto Politécnico de Bragança. Ocupa na mesma instituição o cargo de coordenadora do Departamento de Artes e Humanidades e é membro da comissão científica do mestrado de Marketing Turístico. É investigadora no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.

A professora universitária “tem sido, ao longo dos anos, testemunha privilegiada da história e cultura desta região, à qual tem dedicado grande parte da sua vida profissional. Acredita-se, por isso, que saberá dignificar o trabalho de quem tão brilhantemente a antecedeu, sendo agora incumbida do importante papel de contribuir para a conservação e divulgação deste valioso lugar de História e Património, de reconhecida importância mundial”, destacou o Ministério da Cultura.