João Crisóstomo conquistou esta sexta-feira a segunda medalha para Portugal no Campeonato da Europa de judo, que se está a realizar na Altice Arena, em Lisboa. O judoca nacional, a competir na categoria de -66kg, derrotou no combate decisivo de atribuição do bronze o bielorrusso Dzmitry Mikou no golden score.

63.º do ranking, Crisóstomo foi ganhando a vários adversários acima de si na hierarquia mundial e sempre no golden score: começou por derrotar o polaco Patryck Wawrzyczek (54.º) por waza-ari, ganhou depois ao azeri Nijat Shikhalizada (21.º) por ippon e fechou o acesso às meias com mais um combate extremamente disputado e com mais de oito minutos onde bateu o espanhol Alberto Gaitero Martín (nono) pela terceira penalização.

O português de 26 anos perdeu depois na meia-final por ippon frente ao italiano Manuel Lombardo, terceiro do ranking apenas atrás do sul-coreano Baul An e do georgiano Vazha Margvelashvili, caindo para a luta pela medalha de bronze onde venceu Minkou (39.º) ao fim de mais de oito minutos e meio por waza-ari.

A categoria foi ganha por Manuel Lombardo, que derrotou no combate decisivo o único europeu que está à sua frente no ranking, o georgiano Vazha Margvelashvili, por ippon. A outra medalha de bronze em -66kg foi para Alberto Gaitero Martín, que venceu o sérvio Strahinja Buncic no golden score por waza-ari.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Primeiro-ministro felicita judocas pelas medalhas conquistadas

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou esta sexta-feira os judocas Telma Monteiro e João Crisóstomo pelas medalhas conquistadas nos Europeus em Lisboa, desejando sucesso a todos os atletas ainda em competição.

“Felicito também o judoca João Crisóstomo, que conquistou hoje a medalha de bronze, e desejo sucesso a todos os nossos atletas em competição no Campeonato Europeu de Judo, a decorrer em Lisboa”, escreveu António Costa na rede social Twitter.

O primeiro-ministro parabenizou também Telma Monteiro, que conquistou a medalha de ouro na categoria de -57 kg, depois de vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por ippon.

“É com alegria e orgulho que felicito Telma Monteiro pelo seu sexto ouro nos Campeonatos da Europa de Judo. Uma recordista de medalhas na competição, um grande exemplo de determinação e uma referência para o desporto nacional”, disse António Costa.

No combate diante de Kajzer, 15.ª do mundo e com quem Telma Monteiro tinha perdido em 2020, em Telavive, a judoca do Benfica, 10.ª, conseguiu pontuar para ippon, terminando de imediato o combate, aos 39 segundos do prolongamento (golden score). Telma alcançou o seu sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar ‘metais’ em 15 Europeus.