Águeda, Aveiro, 18 abr 2021 (Lusa) — A concelhia PS de Águeda anunciou hoje Francisco Vitorino como candidato à Câmara Municipal nas eleições autárquicas deste ano e apontou como meta “relançar o concelho” após “quatro anos de mera gestão, sem rasgo e sem ambição”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, os socialistas de Águeda referem que o nome de Francisco Vitorino, diretor do Agrupamento de Águeda Sul e ex-presidente da Assembleia Municipal, foi aprovado por unanimidade como candidato à Câmara.

Já a lista para a Assembleia Municipal será encabeçada por Gil Nadais que foi presidente desta autarquia do distrito de Aveiro, tendo saído em 2017, após cumprir três mandatos. O nome do secretário-geral da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas (Abimota) também foi aprovado por unanimidade, indica o PS de Águeda.

“Francisco Vitorino […] e Gil Nadais […] são personalidades com forte sentido ético que farão todos os esforços para dar novas respostas aos anseios das pessoas, melhorando a qualidade de vida em todos os lugares de Águeda, que pode voltar a ser uma terra liderante nas melhores práticas ao nível da inovação, da criação e valorização do emprego, das respostas às famílias, às empresas e às coletividades”, descreve a concelhia socialista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No texto, o PS diz estar “confiante de que, em articulação com o poder central, é possível ir mais longe na dinamização e qualificação do investimento”, apesar do atual “difícil e desafiante contexto”.

A promoção de “mais habitação digna e acessível”, o desenvolvimento tecnológico, as respostas sociais, o ambiente, bem como o apoio à cultura, à educação e ao associativismo são outras das metas que o PS de Águeda aponta para esta candidatura que tem como mote “Relançar Águeda”.

O PS de Águeda diz querer recuperar uma Câmara que liderava desde 2005, mas perdeu em 2017 para o movimento independente “Juntos”, que conquistou quatro mandatos, enquanto os socialistas têm dois eleitos e o PSD um.

“Após quatro anos de mera gestão, sem rasgo e sem ambição, muito pouco participada e com tantas opções duvidosas, que parece sobreviver de inaugurações e da gestão ineficiente de projetos lançados pelo Partido Socialista, Águeda poderá retomar uma posição liderante na inovação e no lançamento de novos projetos, assentes na competência, na seriedade e na dinâmica da gestão pública”, lê-se no comunicado.

A Câmara de Águeda é atualmente liderada pelo “Juntos”, sendo presidente Jorge Almeida que até 2017 era vice-presidente da autarquia em representação do PS.

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

PFT // VAM

Lusa/Fim