Marcelo Rebelo de Sousa felicitou Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze na prova de canoagem K1 1000m. Poucos minutos depois de o canoísta ter assegurado a terceira presenta portuguesa no pódio dos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020, a página da Presidência no Twitter não demorou a publicar uma reação ao feito.

O primeiro-ministro fez uma publicação no Twitter para dar os parabéns a Fernando Pimenta pela conquista do bronze, ao dizer que “uma medalha olímpica é o corolário de um longo trajeto de esforço, de entrega e muito trabalho”. “É um sonho concretizado que enche Portugal e os Portugueses de orgulho”, escreveu António Costa na rede social.

Também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, felicitou Fernando Pimenta pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020. “Em meu nome e em nome da Assembleia da República, felicito Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze em canoagem, na prova dos K1 1000m, nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, afirma Ferro Rodrigues no comunicado enviado à Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fernando Pimenta, continua, é “um exemplo de persistência e continuidade, que muito honra Portugal e o desporto nacional e é merecedor do reconhecimento de todos os Portugueses”.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, elogiou a “tenacidade”, o “compromisso” e todo o trabalho de Fernando Pimenta, ao dizer que o atleta português enche Portugal de orgulho. “Muitos Parabéns por esta belíssima medalha”, escreveu no Twitter, onde admitiu que “cada pagaiada” foi vivida “com emoção” e que, no final, “gritámos na meta com o teu êxito”.

Rui Rio também recorreu ao Twitter para dar os parabéns a Fernando Pimenta. “É mais do que merecido”, escreveu na rede social o líder do PSD.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, acompanhou na capital japonesa a conquista de Fernando Pimenta e lembrou que ainda há canoístas em competição. “Estou muito orgulhoso”, admitiu em declarações à Rádio Observador.

“Vai pertencer a um lote muito restrito de atletas que têm duas medalhas em Jogos Olímpicos e não podia estar mais orgulhoso pela medalha conquistada”, disse. “O Fernando Pimenta queria mais, é ambicioso, num primeiro instante ficou chateado porque o objetivo dele era ser campeão olímpico, mas não deixa de ser uma medalha olímpica”, insistiu, frisando que “não acaba aqui”.

O Sport Lisboa e Benfica, clube que Fernando Pimenta representa, fez uma publicação a dar os parabéns ao atleta português pela conquista do terceiro lugar nos Olímpicos e falou num dia de “emoções fortes até à última pagaiada”.

“Colados à televisão, anulámos a geografia e os milhares de quilómetros de distância para o “Sea Forest Waterway”, no Japão, acompanhando, a cada pagaiada, a performance do campeão Fernando Pimenta”, escreveu o clube no site oficial.

O Clube Náutico de Ponte de Lima, que viu nascer o talento de Fernando Pimenta para a canoagem, foi dos primeiros a dar os parabéns ao atleta natural de Ponte de Lima. Foi ali que o canoísta começou a praticar natação aos quatro anos e quando fez 11 decidiu experimentar esta modalidade, numa altura em que outras atividades não abriram. É caso para dizer que há males que vêm por bem e, depois da conquista do bronze, o clube promete “dar aquele empurrão” quando Pimenta precisar, após o atleta ter dito que ainda está “para as curvas”.

O presidente do Clube Náutico de Ponte de Lima, João Carlos Gonçalves, está certo de que “são estes feitos que dão relevância ao desporto e à modalidade e fazem com que jovens se sintam atraído por ela”. “Estas medalhas são o catalisador dessa vontade que este desporto cresça e esta modalidade tem dado muito ao desporto nacional”, enalteceu em declarações à Rádio Observador, onde pediu mais reconhecimento e apoio a nível nacional.

Grande Fernando Pimenta. Enorme!O primeiro atleta português a ganhar duas medalhas olímpicas.Parabéns!!!

Posted by Clube Náutico de Ponte de Lima on Monday, August 2, 2021

Também a Federação de Andebol de Portugal não deixou passar o feito em branco ao fazer uma publicação em que diz ser “incrível” o bronze conquistado por Fernando Pimenta.

????????????????????????PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL!Incrível Fernando Pimenta!! ????????????#EquipaPortugal #Portugal

Posted by Federação de Andebol de Portugal on Monday, August 2, 2021

O canoísta português ficou no terceiro lugar da final K1 1000 e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. É segunda olímpica do palmarés de Fernando Pimenta, que já tinha sido prata em Londres 2012 no K2 1000, com Emanuel Silva.

O húngaro Balint Kopasz é o novo campeão olímpico, tendo também quebrado o recorde olímpico que Pimenta tinha estabelecido na meia-final, e Adam Varga, também da Hungria, ficou com a prata.

É a terceira medalha portuguesa em Tóquio 2020, depois de Jorge Fonseca no judo e Patrícia Mamona no triplo salto.

Já tinha a prata, foi bronze mas acabou a bater com a pagaia por querer mais. E é isso que faz de Pimenta um super atleta de ouro