Tudo começou com a madeira. De facto, logo que foi criada, em 1986, a Banema passou a oferecer a arquitetos, designers e construtores, produtos de madeira e derivados absolutamente fiáveis e inovadores. Entretanto, como explica Joaquim Neves, CEO e filho do fundador, “face às necessidades do mercado e com o crescimento da empresa, o posicionamento estratégico evoluiu e a gama de produtos tornou-se mais abrangente”. Hoje, a empresa posiciona-se em duas áreas principais: Banema Wood, que engloba os produtos de base madeira e se dirige sobretudo às indústrias de mobiliário, carpintaria e construção civil; e Banema Surfaces, que responde às necessidades de arquitetos, designers e decoradores de interiores com uma multiplicidade de soluções em superfícies decorativas.

12 perguntas à Banema

Mostrar Esconder

1.Na história da Banema, tudo começou com produtos derivados da madeira. A madeira é uma paixão?

A madeira está na origem do negócio e podemos afirmar que foi o ponto de partida da Banema. No entanto, face às necessidades do mercado e com o crescimento da empresa, o posicionamento estratégico foi evoluindo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2019, alteramos por completo o tipo de abordagem através da “Banema Wood&Surfaces”, onde segmentamos os produtos por tipo de aplicação e setor de atividade. A área Wood responde às necessidades da indústria de mobiliário e construção civil e a área Surfaces está direcionada para arquitetura e design.

2. Como este material pode influenciar o ambiente/energia de um espaço? 

Através de múltiplos fatores.
Os materiais são um fator decisivo no que toca à composição da energia de um ambiente e nos estímulos sensoriais que este nos pode transmitir.
O impacto visual causado, por exemplo pela cor, a textura que nos é percetível pelo tato ou até mesmo o aroma do próprio produto, são tudo fatores com influência direta no nosso estado espírito e emocional.

3. Mais do que acompanhar as tendências do mercado a empresa sempre esteve na vanguarda. Como se consegue isto?

Pela procura constante. Uma das prioridades da Banema é disponibilizar aos seus clientes soluções inovadoras e para tal, a procura, pesquisa e conhecimento das tendências é essencial.

4. Conhecer a fundo o sector das madeiras é um trunfo, inclusivamente para alargar a oferta a outros materiais?

É importante, claro. Conhecer e acompanhar a evolução das necessidades do consumidor é uma vantagem e auxilia no processo de seleção dos materiais.

5. A Banema também mostra ser empresa de vanguarda ao assegurar — antes da existência da legislação — que a madeira utilizada provém de florestas sustentáveis. A sustentabilidade do planeta é um compromisso (também) pessoal?
As escolhas conscientes são uma constante pois acreditamos que cada pessoa tem o seu papel no caminho para um futuro mais verde.
O nosso propósito está em criar condições favoráveis para um crescimento sustentável com um sentido de consciencialização e compromisso com o meio ambiente que vai desde a seleção dos materiais até ao comportamento individual.
A preocupação ambiental traduziu-se na adesão ao sistema de Cadeia de Responsabilidade PEFC e certificação FSC, assegurando que a matéria-prima dos produtos é proveniente de florestas geridas de forma responsável, cumprindo um conjunto de requisitos e princípios adequados ao ambiente e sociedade.

6. Possivelmente, só a Banema poderia oferecer um serviço/gama de marcas e produtos como a do Banema Lab. Que critérios são utilizados para seleccionar esta oferta?
Design, inovação e sustentabilidade, são os valores chave na seleção dos materiais.
O propósito é ter à disposição do cliente uma biblioteca de materiais com valor acrescentado, criando as condições necessárias para a concretização dos seus projetos.

7. O que um cliente pode esperar de um consultor Banema?
O consultor Banema acompanha o cliente do início ao fim do projeto, se este desejar. Na sua primeira visita ao Banema Lab, no aconselhamento técnico na altura da escolha dos materiais até ao desenvolvimento do projeto.

8. Que outros serviços Banema Lab destaca?

O Banema Lab é um laboratório de ideias.
Um espaço ao serviço da criatividade, para que os especialistas das áreas técnicas e criativas possam encontrar-se entre si e com os materiais, reunindo todas as condições para concretizar os seus projetos.

9. É possível criar produtos à medida?

A Banema não materializa, no entanto, disponibiliza um conjunto de parceiros com quem o cliente pode executar o design a seu gosto.

10. Como a Banema contribui para a interação e a criação de pontes entre os profissionais e quais as vantagens principais deste contributo?

Essencialmente através do Banema Lab, é neste espaço que se criam e fortalecem muitas relações profissionais.

11. Oferecer as melhores soluções do mercado internacional é a grande aposta? (Que lugar ocupam os produtos portugueses?)

Damos prioridade às escolhas conscientes e a Lunawood é um dos exemplos mais autênticos neste aspecto. Falamos de uma madeira modificada termicamente, utilizando apenas o calor e o vapor. É a madeira no seu estado mais puro com um impacto ambiental mínimo em comparação com madeiras tropicais.

Tem origem em florestas sustentáveis geridas de forma responsável em que em cada ciclo anual, sempre que uma árvore é cortada, dez novas árvores são plantadas. A análise criteriosa de todos estes fatores faz com que contemos com um grande número de soluções provenientes do mercado internacional, mas também do mercado nacional.

12. Entre as obras mais recentes onde foram utilizados materiais Banema, qual a mais emblemática?

A arquitetura portuguesa é sonante, por isso, é difícil considerar apenas uma obra como a mais emblemática. Nos últimos anos temos acompanhado alguns projetos e são várias as obras que tem vindo a ganhar o seu destaque nacional e internacional, entre elas a Reabilitação e Ampliação da Escola EB Joaquim de Almeida com fachada em pedra acrílica Hi-Macs, o Altice Forum Braga com interiores e exteriores em Lunawood ou a Requalificação da Pérgola da Foz com madeira Accoya.

 

 

Ao serviço da criatividade

A Banema confere uma extrema importância ao relacionamento com os seus clientes e procura ser um verdadeiro aliado na concretização de ideias. Depois de ter lançado a concept store Banema Studio, primeiro no Porto e depois em Lisboa, com o objetivo de mostrar aos seus clientes a infinidade de produtos que coloca no mercado, a empresa criou o Banema Lab, um espaço que Joaquim Neves define como “uma biblioteca de materiais”. Aqui, arquitetos, designers de interiores, marceneiros e responsáveis de projeto ficam a conhecer a fundo cada produto e contam com o apoio dos consultores especializados que podem acompanhar o cliente ao longo de todo o projeto, aconselhando e aprofundando o conhecimento sobre os produtos mais adequados a cada obra, com uma garantia de excelência que só a experiência pode oferecer. O Banema Lab trata-se, no rigor da palavra, de um laboratório de ideias. Os espaços — no Porto e em Lisboa — também funcionam como pontos de encontro entre especialistas, o que facilita a troca de ideias e, mais uma vez, favorece a criatividade. “Criam-se e fortalecem-se aqui muitas relações profissionais”, diz Joaquim Neves. E porque inovação combina com novas ideias, no seu setor, Banema já é sinónimo de vanguarda. A empresa não se acomoda aos seus longos anos de experiência e prima pela pesquisa constante. “Uma das nossas prioridades é disponibilizar soluções verdadeiramente inovadoras. Para tal, a procura, a pesquisa e o conhecimento das tendências são essenciais”, revela o CEO. Sempre que um cliente quer executar um design específico, é disponibilizado um conjunto de parceiros que podem cumprir a tarefa. Não há, de facto, limites. “O importante é garantir ao cliente as condições necessárias para a concretização dos seus projetos”, conclui.

5 serviços para a diferenciação do seu trabalho

Mostrar Esconder

No Banema Lab, arquitetos e designers de interiores tornam-se especialistas nos seus materiais de eleição. Saiba como

  1. Qualidade absoluta
    Selecionados segundo critérios rigorosos, os materiais que esta verdadeira biblioteca lhe permite conhecer, oferecem a melhor qualidade do mercado.
  2. Consultores especializados
    Os Consultores Banema são profissionais especializados e podem acompanhar os clientes desde o início do projeto. O Banema Lab garante, assim, mais eficácia na concretização das ideias.
  3. As marcas que fazem a diferença
    Nos espaços Banema Lab encontra as marcas mais relevantes do setor a nível mundial, como a Cleaf, LG Hi-Macs, Zwarthout, Querkus e Shinnoki, Accoya, Lunawood, Concrete LCDA e Oberflex, entre outras.
  4. Seminários e conferências
    O Banema Lab é um espaço de trabalho e de encontro entre profissionais e destes com os materiais e com os seus clientes. Ao mesmo tempo, os seminários e conferências que promovemos constituem boas oportunidades para criar e fortalecer relacionamentos geradores de parcerias e novos negócios.
  5. Momentos de pausa
    Avaliar a textura e cor de um produto requer tempo para contemplação. Uma visita ao Banema Lab prevê a pausa necessária para fazer a escolha mais consciente.

Sustentabilidade é valor

Entre os rigorosos critérios de qualidade e inovação que norteiam a seleção de marcas e produtos a incluir na oferta Banema Lab, a sustentabilidade e o cuidado com o ambiente são decisivos. “Acreditamos que cada pessoa tem o seu papel no caminho para um futuro mais verde e o nosso compromisso com o meio ambiente vai desde a seleção dos materiais até ao comportamento individual”, comenta Joaquim Neves. Por sinal, antes de existir a legislação que obriga as empresas a comprometerem-se com o futuro do planeta, a empresa já tinha praticas favoráveis. A exigência por madeira proveniente de florestas sustentáveis e, mais tarde, a adesão ao sistema de Cadeia de Responsabilidade PEFC e a obtenção da certificação FSC asseguram que a matéria-prima dos produtos é proveniente de florestas geridas de forma responsável. A Lunawood, para citar apenas um exemplo, provém de locais em que, em cada ciclo anual, dez novas árvores são plantadas para cada uma que se corta. Cumpre-se assim um conjunto de requisitos e princípios adequados à proteção do ambiente. Juntamente com o design e a inovação, a sustentabilidade é um dos valores chave na seleção de materiais.

Inspiração consciente

“Quando a inspiração chegar, é bom que te encontre a trabalhar”, dizia Picasso. O Mestre, que sempre mostrou sabedoria e capacidade ímpar de trabalho e inovação, certamente que compreenderia a importância do Banema Lab no panorama da criatividade das indústrias a que se dedica. O Banema Lab, por sua vez, compreende que os materiais são um fator decisivo na composição de um ambiente, tanto pela energia que criam como pelos estímulos sensoriais que transmitem. Na criação de um projeto, as emoções humanas não podem ficar de fora e uma construção cujos materiais foram cuidadosamente escolhidos, torna-se sempre marcante. Quando perguntamos a Joaquim Neves quais são as obras mais relevantes da vida do Banema Lab, a dificuldade em escolher é notória. “A arquitetura portuguesa é sonante, por isso, é difícil considerar apenas uma obra como a mais emblemática.” Mas o CEO não desiste, e revela que “nos últimos anos, temos acompanhado alguns projetos e são várias as obras que têm vindo a ganhar destaque nacional e internacional, entre elas vale citar a Reabilitação e Ampliação da Escola EB Joaquim de Almeida com fachada em pedra acrílica Hi-Macs, o Altice Forum Braga com interiores e exteriores em Lunawood ou a Requalificação da Pérgola da Foz com madeira Accoya”. Três exemplos de excelência que contam com materiais que fazem parte do portefólio Banema. É por isso que uma visita ao Banema Lab pode inspirar a excelência e a consciência do seu próximo projeto.

Dois espaços para concretizar ideias

Mostrar Esconder

No Porto e em Lisboa o Banema Lab recebe os profissionais que ousam propor as ideias mais arrojadas, sabendo que a concretização dos seus projetos tem todas as garantias

Nos Banema Lab estão reunidos os materiais e os serviços que podem tornar o seu projeto num dos mais relevantes da sua vida. Localizados em pontos nobres daquelas cidades, partilham com o Banema Studio, o que é um ponto a mais para a sua inspiração.

Entre as melhores marcas, os consultores que sabem como orientar a sua escolha e o rigor da seleção que lhe apresentamos, a sua escolha tem tudo para ser a mais consciente.

Nesta vastíssima biblioteca de materiais, destacam-se algumas das maiores marcas mundiais no setor, entre elas a Cleaf, LG Hi-Macs, Zwarthout, Querkus e Shinnoki, Accoya, Lunawood, Concrete LCDA, Oberflex. Inspire-se e avance sem medo. Aqui, não precisa de por limites à sua criatividade.

Escolha onde nos quer conhecer:

  • Porto
    Rua Adolfo Casais Monteiro, 123
    4050-014 Porto
    T:(+351) 227 661910
    TM:(351) 935 366 567
  • Lisboa 
    Rua Coelho da Rocha, 27 C
    1250-087 Lisboa
    T:(+351) 210 519 370
    TM:(+351) 931 357 031
    Ver no google maps

Horário de funcionamento
Terça-feira a Sábado:
10:00 às 19:00