A polícia do Capitólio norte-americano ordenou, esta quarta-feira à tarde, a evacuação do edifício governamental. Em causa, esteve uma aeronave que representava uma “possível ameaça” — mas não passou de uma falha de comunicação.

“A USCP [Polícia do Capitólio] esteve a rastrear uma aeronave que representa uma possível ameaça ao complexo do Capitólio”, lia-se num email a que a Associated Press teve acesso.

Na sua conta pessoal do Twitter, as autoridades esclareceram que o Capitólio foi “evacuado” por “excesso de zelo”. A aeronave não representava “qualquer ameaça para o Capitólio”, disse a polícia.

Os funcionários do Capitólio foram obrigados a sair do local, bem como as pessoas que estavam nos edifícios circundantes, incluindo a Biblioteca do Congresso e o Jardim Botânico próximo do Capitólio.

Mais tarde, soube-se que a “ameaça” consistia em aviões com membros do exército norte-americano, que estavam a preparar uma parada que envolvia paraquedas antes de um evento desportivo. Na origem deste incidente, esteve uma falha de comunicação entre as forças armadas e a polícia do Capitólio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR