O conselho de administração do Twitter aceitou uma oferta de 44 mil milhões de dólares (mais de 40 mil milhões de euros) do bilionário Elon Musk. A informação foi confirmada por Bret Taylor, administrador independente da empresa na sua rede social onde partilhou o comunicado emitido pela Twitter Inc.

O acordo chegou poucos dias depois de o homem mais rico do mundo ter obtido o financiamento necessário para comprar a rede social. A Reuters anunciava esta segunda-feira que a empresa se preparava para dar o OK à transação, citando fontes próximas do negócio, o que se confirmou ao final do dia. O empresário vai pagar 54,2 dólares por ação em dinheiro, o que representa um prémio de 38% face ao fecho da cotação no dia 1 de abril, o último de negociação antes de Elon Musk ter revelado que tinha adquirido 9% da empresa. As ações valorizaram quase 6% esta segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comunicado da empresa dona do Twitter refere que a administração conduziu um processo profundo e abrangente para avaliar a proposta de Elon Musk com um foco no valor, sustentabilidade e financiamento. E concluiu que a “transação proposta vai permitir um prémio substancial em dinheiro, e acreditamos que este é o melhor caminho para os acionistas do Twitter”.

A oferta de mais de 40 mil milhões de euros foi inicialmente recebida sem grande entusiasmo depois de Musk comprado 9,2% das ações à revelia da administração do Twitter, tornando-se no maior acionista individual da empresa.

Elon Musk fora da direção da rede social Twitter

Depois de alguma resistência os gestores deram razão à estratégia proposta pelo milionário que se descreveu como o “homem certo ” para libertar “o extraordinário potencial” da rede social num tweet feito no Twitter depois de ter sido anunciada a operação.

“A liberdade de expressão é o fundamento de uma democracia funcional e o Twitter é a praça da cidade digital onde os assuntos vitais para o futuro da humanidade são debatidos”, afirmou Elon Musk que manifestou ainda a intenção de tornar o Twitter “melhor do que nunca”, reforçando o produto com novos formatos, transformando os algoritmos em fontes abertas para aumentar a confiança, derrotando os bots e autenticando as interações feitas por pessoas”.

Musk, ele próprio uma estrela do Twitter com mais de 80 milhões de seguidores, afirmou várias vezes a sua vontade de transformar a plataforma promovendo mais liberdade ao discurso dos utilizadores e dando-lhes um maior controlo sobre os conteúdos e a ordem com que são dispostos. A oferta vai retirar a empresa da bolsa, tornando-a privada — sem ações abertas a negociação o que dará maior margem para fazer mudanças sem estar sob o escrutínio de investidores e reguladores. O Twitter foi lançado em 2004 e abriu o capital em bolsa novembro de 2013. Neste período foram poucos os anos em que apresentou lucros.

No entanto, como refere o New York Times, o escrutínio deverá ser intenso. Apesar de não ser a maior rede social, perdendo para o Facebook e para o Instagram em número de utilizadores, o Twitter tem um papel mais influente na definição das narrativas a nível mundial, sobretudo na arena política onde os dirigentes recorrem a tweets para dar visibilidade às suas mensagens. Empresas e celebridades também recorrem à rede social para construção de imagens e de marcas.

E um dos homens que mais fez pelo poder de marcar a agenda do Twitter já reagiu à operação. Donald Trump, o ex-Presidente dos Estados Unidos foi banido desta e de outras redes sociais no final do seu mandato. E já afirmou à cadeia televisiva Fox que não será por causa da mudança de controlo para Musk que irá voltar ao Twitter.

“Espero que o Elon compre o Twitter porque ele vai fazer melhorias à plataforma e é um bom homem, mas vou ficar no Truth” (rede social que lançou).

O empresário é de acordo com a revista Forbes o homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em mais de 270 mil milhões de dólares (mais de 250 mil milhões de euros), em grande parte justificada pela sua participação no fabricante de automóveis elétricos Tesla que dirige. É também o dono da SpaceX.

A transação foi aprovada por unanimidade na administração do Twitter, mas a oferta final ainda tem de ser aprovada pelos acionistas em assembleia geral. Musk garantiu um financiamento de 25,5 mil milhões de dólares e vai entrar com capital no valor de 21 mil milhões de dólares. O valor da oferta ficou um pouco acima do preço inicialmente proposto.