Alexander Lukashenko apelou, esta quinta-feira, a que as ex-repúblicas soviéticas se juntem à organização “Estado União”, que já junta a Bielorrússia e a Rússia. “Os interesses de todos serão respeitados”, garantiu o Presidente bielorrusso.

“Estamos a construir um único Estado União baseado em novos princípios para garantir que os interesses de todos são respeitados, que os Estados soberanos independentes —  Bielorrússia e Rússia — continuam a desenvolver-se. Tenho a certeza que esta união vai atrair outras repúblicas da antiga União Soviética”, disse Alexander Lukashenko num encontro com o governador da região russa de Voronezh, Aleksandr Gusev, citado pela agência de notícias Belta.

Garantindo que a Bielorrússia estará ao lado da Rússia “em todas as frentes”, Alexander Lukashenko deixou uma crítica aos países do Ocidente: “Eles são o tipo de parceiros que não vão parar até [a Rússia] estar de joelhos”. 

Os produtos oriundos do Ocidente são, segundo o Presidente bielorrusso, “três mais vezes caros”. A Rússia “dependia muito dos outros”, dando preferência “aos produtos alemães e norte-americanos”, um erro no entender de Alexander Lukashenko.

A Bielorrússia é um dos principais aliadas da Rússia na guerra com a Ucrânia, apesar de ter assegurando que não entrará no conflito, pelo menos para já.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR