(em atualização) 

Há dois novos casos suspeitos de hepatite aguda de origem desconhecida em Portugal, avança o Expresso. São duas crianças que apresentaram um quadro hepático viral sem causa identificada, tendo adoecido sem gravidade. Receberam tratamento num hospital privado no mês de abril.

Hepatite aguda de origem desconhecida nas crianças. O que é, quais são os sintomas e que riscos tem esta infeção?

A informação já foi reportada ao Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla original), no cumprimento da recomendação da entidade de saúde, a qual pediu aos peritos dos países para analisarem desde outubro do ano passado casos de inflamações agudas do fígado que não fossem atribuíveis às hepatites já conhecidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A origem da doença que leva a que 1 em cada 10 crianças precise de um transplante do fígado ainda está por apurar. Trata-se de uma hepatite aguda, porque está em causa uma inflamação aguda do fígado, mas ao contrário das outras hepatites, como a A ou a C, que são provocadas por vírus, ainda não está identificada a sua causa.

Até ao momento não foram identificados casos em Portugal — o bebé de 21 meses internado no Hospital São João, no Porto, e que se suspeitava ter esta hepatite aguda testou positivo para três vírus, um deles gripe A, tendo sido descartada a possibilidade de se tratar de um caso igual aos cerca de 200 já identificados em todo o mundo.

Criança internada no Hospital de São João teve alta e não tem hepatite aguda