No dia que marca um ano após o anúncio conjunto do divórcio de Bill e Melinda Gates, o fundador da Microsoft abordou o seu caso extraconjugal.

“Certamente cometi erros e assumo a responsabilidade”, começou por dizer o filantropo norte-americano, ao ser questionado sobre se alguma vez tinha sido infiel durante o casamento.

Sou responsável por ter causado muita dor à minha família. Foi um ano difícil. Sinto-me bem por estarmos todos a seguir em frente”, afirmou numa entrevista na terça-feira ao programa Today, da CBS.

No entanto preferiu não se prolongar na questão, optando por não entrar em detalhes, algo que considera não ser construtivo.

O bilionário lembrou as coisas incríveis do casamento – os três filhos, a fundação, as alegrias com Melinda – e afirma que o fim do casamento foi “triste” e “trágico”. O filantropo, de 66 anos, admite não ser um “especialista” neste tipo de assuntos pessoais, ao contrário de áreas como o clima ou saúde, onde se sente mais à vontade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Melinda French Gates também abordou recentemente o fim do casamento, que sempre acreditou que seria “até que a morte os separasse”. Numa entrevista à CBS, em março, admitiu que ela e o fundador da Microsoft são “amigáveis”, mas não amigos.

“Para mim amigos é uma palavra diferente. Talvez isso venha com o tempo. Mas ainda há um processo de cura que tem de acontecer. Certamente que lhe desejo bem. Acho que temos uma relação de trabalho produtiva e isso vai continuar”, explicou.

Melinda disse que estar a passar por um processo de cura e estar entusiasmada com o que está por vir, mas revela que o divórcio foi uma etapa da sua vida que lhe trouxe muitas lágrimas.

Tive muitas lágrimas durante muitos dias. Dias em que estava literalmente deitada no chão, na carpete, a pensar: ′Como é que isto é possível’, ′como é que vou seguir em frente’”.

Bill e Melinda Gates conheceram-se na Microsoft, quatro meses depois da engenheira informática começar a trabalhar lá.

Bill e Melinda Gates. O princípio, o meio e o fim de um casamento de milhares de milhões de dólares

Casaram em 1994 e assim estiveram durante 27 anos. Em maio do ano passado fizeram um anúncio conjunto na rede social Twitter a dar conta do divórcio, assumindo que já não conseguiam “continuar a crescer como casal”.

Os dois criaram a “Bill and Melinda Gates Foundation”, onde continuam a trabalhar juntos, uma das maiores fundações privada de filantropia a nível global, que investe milhares de milhões de euros sobretudo na área da educação e da saúde global.

Após a notícia da separação começaram a surgir relatos de que Bill Gates teria saído do conselho de administração da Microsoft — em março de 2020 — devido a uma relação com uma funcionária da empresa. Porém, o bilionário justificou a decisão na vontade de se dedicar a “prioridades filantrópicas”.

Uma investigação do The New York Times, em maio de 2021, revelava que outras seis ex-funcionárias da Microsoft e da fundação acusavam o milionário de assédio, alegações que foram negadas por um porta-voz de Bill Gates.