789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 88.º dia do conflito na Ucrânia

Este artigo tem mais de 1 ano

Vários mísseis foram lançados contra alvos civis em Zaporíjia, ferindo moradores. Sistema móvel de mísseis balísticos de curto alcance, o Iskander, foi instalado na fronteira com a Ucrânia.

Russian attacks on Ukraine
i

Destruição em Mariupol, que está à beira de uma "catástrofe sanitária"

Anadolu Agency via Getty Images

Destruição em Mariupol, que está à beira de uma "catástrofe sanitária"

Anadolu Agency via Getty Images

A Ucrânia foi invadida pela Rússia há 88 dias, a 24 de fevereiro. Estamos na 13.ª semana de guerra e o mais recente relatório do Instituto para os Estudo da Guerra (ISW) dá conta de que as forças russas intensificaram os esforços para cercar e capturar Severodonetsk que, desde a conquista da cidade de Lugansk em 2014, pelos separatistas pró-russos, serve como capital do oblast de Lugansk.

A previsão dos analistas Karolina Hird, George Barros e Mason Clark é de que Severodonetsk se mantenha um dos principais alvos dos russos, já “que os esforços em outros eixos de avanço, incluindo Izyum, permanecem em grande parte paralisados”. Outro objetivo, escrevem, será “capitalizar os ganhos recentes obtidos no arco Rubizhne-Severodonetsk-Lugansk-Popasna” para cercar e sitiar Severodonetsk – o último ponto forte ucraniano em Lugansk.

Aqui fica um ponto de situação do que aconteceu nas últimas horas. Siga também o liveblog do Observador para acompanhar os desenvolvimentos ao minuto.

Mariupol à beira da catástrofe. Presidente polaco fala ao parlamento ucraniano

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que se passou durante a noite?

  • O Presidente ucraniano voltou a falar sobre a adesão do país à União Europeia. Durante uma visita do Presidente polaco, Andrzej Duda, Volodymyr Zelensky reiterou a esperança de que, em junho, a Ucrânia obtenha o estatuto de candidato à UE. O líder ucraniano afirmou que a Ucrânia pertence à comunidade europeia desde há muito tempo, mas sublinhou que para entrar na UE é preciso “embaixadores e amigos poderosos”.
  • Volodymyr Zelensky e Boris Johnson falaram, esta noite, ao telefone e o primeiro-ministro britânico anunciou que irá “redobrar os esforços” de ajuda humanitária e o apoio com alimentos à Ucrânia. Num vídeo publicado por Zelensky no Telegram, o Presidente da Ucrânia anunciou que a conversa serviu ainda para analisar formas de aumentar as exportações ucranianas, especialmente os produtos agrícolas.
  • A Rússia continuou a atacar este domingo Severodonetsk, na região de Luhansk, leste da Ucrânia, com várias casas a ficarem danificadas. O New York Times dá conta desta resistência da cidade, que é a capital da província de Lugansk e que se mantém uma prioridade tática do Kremlin.
  • O negociador-chefe da Rússia afirmou que Moscovo está pronto para retomar as conversações de paz com Kiev. “Da nossa parte, estamos prontos para continuar o diálogo”, garantiu Vladimir Medinsky. O responsável russo acusou a Ucrânia de estar “estagnar” as negociações, dizendo que o congelamento das conversas foi uma iniciativa da Ucrânia”.
  • O ministro francês delegado para os Assuntos Europeus, Clément Beaune, explicou durante uma entrevista que considera ser “legítimo” apoiar a Ucrânia. A França não quer que a Rússia vença a guerra: “O objetivo é que não haja vitória russa”, garantiu ministro francês sobre Ucrânia, frisando que são fornecidos à Ucrânia os meios para “resistir e se libertar da agressão”.
  • O Parlamento da Ucrânia aprovou um projeto lei que proíbe símbolos de apoio à invasão russa, nomeadamente as letras “Z” e “V”. A informação foi divulgada pelo deputado Yaroslav Zheleznyak. Os símbolos continuam a ser permitidos em livros escolares ou científicos, museus e bibliotecas. Porém, são proibidos na criação de Organizações Não Governamentais (ONG) que utilizem símbolos de guerra para ameaçar a integridade territorial da Ucrânia e para divulgar propaganda de Moscovo.
  • O Presidente senegalês vai a Moscovo e a Kiev em nome da União Africana. Macky Sall, afirma que todos os chefes de Estado da União Africana que “o desejem” vão reunir-se com o Presidente Zelensky “nas próximas semanas”.
  • A Turquia, enquanto membro da Aliança Atlântica, tem ameaçado vetar a entrada da Suécia e da Finlândia que acusam de manterem ligações com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Pekka Haavisto, admitiu este domingo que veto turco à integração do país na NATO atrasará em “várias semanas” o processo de adesão.
  • O Manchester City sagrou-se campeão da Premier League e durante os festejos o jogador ucraniano Oleksandr Zinchenko embrulhou a taça na bandeira da Ucrânia e emocionou-se enquanto o público o ovacionava.

O que se passou de tarde?

  • É o primeiro líder estrangeiro a discursar, ao vivo, no Parlamento ucraniano desde o início da guerra. O Presidente polaco disse, em Kiev, que “só a Ucrânia pode decidir o seu futuro”.

“Só a Ucrânia pode decidir o seu futuro”, diz Presidente polaco em Kiev

  • Vídeos onde a guerra é descrita como “uma missão de libertação” e canais de jornalistas pró-Kremlin foram bloqueados pelo YouTube. A plataforma fala em tomada de “medidas sem precedentes”.
  • A França admitiu que o processo de adesão à Ucrânia poderá demorar entre 15 a 20 anos. “Se dissermos que a Ucrânia vai aderir à União Europeia em seis meses ou um ano ou até dois anos, estamos a mentir”, disse o ministro para os assuntos europeus de França, Clement Beaune.
  • O Parlamento ucraniano estendeu a lei marcial no país por mais 90 dias, pelo menos até 23 de agosto.
  • Andriy Shevchyk foi nomeado pela Rússia como autarca de Enerhodar. Agora, o ucraniano “traidor” foi hospitalizado com vários ferimentos depois de uma bomba ter sido lançada à porta de sua casa. “Acertámos com precisão.”

“Acertámos com precisão.” Ucraniano “traidor”, nomeado autarca pela Rússia, fica ferido depois de uma explosão à porta de sua casa

  • Os serviços secretos britânicos confirmam que o “Exterminador” está na Ucrânia. O tanque russo BMPT está a ser enviado para a zona de Severodonetsk, oblast de Lugansk, uma das duas regiões que formam o Donbass.

Serviços secretos britânicos confirmam: “Exterminador” está na Ucrânia. O que são as máquinas de guerra implacáveis dos russos?

  • Após as sanções e para não deixar os aviões parados devido à falta de certificação, as companhias aéreas de Moscovo registaram ilegalmente 360 aeronaves de origem estrangeira.
  • Chama-se Tolia e fez a sua própria versão da música ucraniana que venceu o Festival da Eurovisão, Stefania. O avô ucraniano começa por cuspir para o chão, depois entram as machadadas até que começa a cantar.

Com cuspidelas, machadadas e chapéus diferentes, avô ucraniano canta Stefania no Twitter

  • António Costa fez um breve balanço sobre as suas visitas à Roménia, Polónia e Ucrânia. O primeiro-ministro garante que Portugal contribuiu “para o reforço da fronteira Leste da NATO”, mostrou-se “solidário” com o apoio aos refugiados na Polónia e apoiou “a Ucrânia na sua luta pela paz e na preparação do seu esforço de reconstrução”.
  • Em Portugal, soube-se este domingo que a construção da moradia luxuosa de Abramovich no Algarve terá terminado em 2021, mas para o Fisco o imóvel continua a ser um local em construção. O oligarca russo não paga o IMI devido pela propriedade.

Abramovich não comunica fim de obra e não paga IMI devido por moradia de luxo no Algarve

O que se passou de manhã?

  •  O autarca de Mariupol fez o aviso no Telegram. A cidade, tomada pelos russos, está a caminho de uma catástrofe sanitária. As chuvas de verão ameaçam contaminar as fontes de água, e Vadim Boychenko pediu às forças russas que deixem os moradores sair da cidade portuária. “Além da catástrofe humanitária criada pelos ocupantes e colaboradores russos, a cidade está à beira de um surto de doenças infecciosas”, escreveu na sua conta de Telegram.
  • A visita não foi anunciada, mas o Presidente polaco chegou no sábado a Kiev, dia em que António Costa, primeiro-ministro português, se encontrou com o Presidente da Ucrânia. Andrzej Duda irá falar ao parlamento ucraniano, avança a imprensa internacional, embora não se conheçam, para já, mais detalhes.
  • O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia escreve, na sua conta oficial de Facebook, que a Rússia enviou o sistema móvel de mísseis balísticos de curto alcance Iskander-M para Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, na região de Kharkiv. O sistema que pode ser carregado com ogivas nucleares, de bombas de fragmentação e termobáricas (estas duas proibidas pelo direito internacional).
  • As sanções que vários países têm aplicado à Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia, estão a criar problemas sérios ao país. Quem o assume é o ministro dos Transportes russo, Vitaly Savelyev, que durante uma visita à região de Astrakhan, no sul do país, disse que Moscovo é “forçado a procurar novos corredores logísticos.”

    Kyiv Suburbs Clean Up After War Shifts Away From Capital

    Subúrbios de Kiev. Moradores regressam à missa de domingo

  • O tanque BMPT está a ser enviado para a zona de Severodonetsk, oblast de Lugansk. A informação é avançada no relatório diário do Ministério da Defesa britânico que diz que o “Exterminador”, como é conhecido o veículo russo, irá integrar os esforços de guerra do Kremlin na batalha pelo Donbass.
  • Após dois anos de interrupção, sem russos e com Zelensky, o Fórum Económico Mundial arranca oficialmente este domingo.

Fórum de Davos regressa após dois anos de interrupção. Sem russos e com Zelensky

  • A Lituânia cortou completamente as importações de energia russa — petróleo, eletricidade e gás natural, com efeitos já a partir deste domingo, avança a CNN, que cita um comunicado do Ministério da Energia.
  • Kiev faz lista das zonas mais minadas da região: Pushcha-Vodytsya, Vynohradar, Sviatoshynskyi Forestry e as estradas na direção de Zhytomyr e Vyshhorod são as mais perigosas.

O que se passou durante a noite e a madrugada?

  • Por volta das três da manhã, hora de Kiev (menos duas em Lisboa), vários mísseis foram lançados contra alvos civis em Zaporíjia, ferindo alguns moradores. A informação é avançada pela Administração Militar Regional daquela cidade na rede Telegram, não detalhando números. “Hoje, 22 de maio, por volta das 2h44, as tropas russas lançaram mísseis contra a infraestrutura civil de uma das aldeias da região de Vilna, na região de Zaporizhia. Atualmente, os serviços competentes estão a trabalhar no local. Foi previamente estabelecido que existem cidadãos feridos.”
  • O presidente dos EUA, Joe Biden, está “impressionado” com os passos da Coreia do Sul para apoiar os esforços de guerra na Ucrânia, disse em Seul, antes de seguir para o Japão como parte de sua primeira viagem à Ásia como presidente.
Russian attacks on Ukraine

Patrulha ucraniana na região de Zaporíjia

Pode ainda ler sobre o que aconteceu no dia anterior, 87.º dia do conflito, aqui.

Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 87.º dia do conflito na Ucrânia

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora