Anton Gerashchenko não poupa nas palavras. “O autarca traidor Shevchyk foi ferido durante uma explosão em Enerhodar”, escreve, no Twitter, o deputado, conselheiro do Ministério do Interior ucraniano e antigo número 2 na mesma pasta. “Shevchyk foi nomeado autarca pela Rússia. Recebeu vários ferimentos de estilhaços.”

Andriy Shevchyk é ucraniano, mas foi nomeado pela Rússia como autarca da cidade Enerhodar, oblast de Zaporíjia, uma localidade com pouco mais de 150 mil habitantes. O autarca eleito da cidade escreveu no Telegram que acertaram “com precisão.”

Foi também Gerashchenko quem anunciou, num vídeo divulgado nas redes sociais, que foi um eletricista, operário fabril, que contou tudo o que sabia aos russos sobre Azovstal e explicou-lhes como chegar aos subterrâneos. Na altura, Gerashchenko afirmou por duas vezes que o traidor acabará com uma bala na cabeça. O seu nome, porém, nunca foi revelado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O traidor de Azovstal era eletricista da fábrica e “sem dúvida, receberá a sua bala ou o seu tijolo na cabeça”

A notícia sobre os ferimentos de Shevchyk foi primeiramente avançada pelo autarca eleito da cidade, o ucraniano Dmytro Orlov, que, no Telegram, escrevia que tanto Andriy Shevchyk como os seus guarda-costas tinham sido hospitalizados depois de sofrer ferimentos.

Orlov acrescentava que na explosão à porta de casa de Shevchyk, nenhum dos demais moradores ficou ferido. “A partir daqui, podemos tirar uma conclusão óbvia de que estávamos à espera do colaborador [da Rússia] e acertámos com precisão e objetivo”, acrescentou Orlov.