791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Procuram-se pessoas que queiram experimentar swing

Este artigo tem mais de 1 ano

Quando o clima aquece, tiramos a roupa, ligamos o Turbo, o Swing e às vezes até o purificador de ar. Estamos naturalmente a falar de ar condicionado e de equipamentos de climatização, seus frescos.

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

Em Portugal, apesar de gostarmos de falar do tempo, a climatização das casas não é um tema consensual: a maioria das habitações não tem os melhores isolamentos térmicos do mundo, e faça frio ou faça sol, nós continuamos a usar o mesmo tipo de tecnologia que os nossos bisavós usavam, ou então aventuramo-nos por vídeos de DIY no Youtube para fazer um “ar condicionado caseiro” com uma ventoinha e um balde de gelo.

Por isso, para aquelas pessoas que ainda têm a casa toda às escuras “para não entrar o calor”, temos a resposta na ponta do dedo: mais vale ir à Worten. Lá encontram tudo o que precisam para ter um clima feito à vossa medida e temperatura corporal, e, ainda por cima, com uma campanha de 25% desconto em ventilação e ar condicionado.

É que hoje em dia há mesmo tudo para todos os gostos: ar condicionado fixo, portátil, com desumidificador, wi-fi, purificação do ar, split, multi-split, etc.

E por isso é que é tão fascinante estarmos em 2022 e ainda existirem pessoas que dizem que não gostam de Ar Condicionado. É difícil confiar em alguém que nos diz que não gosta de ar condicionado, não é? A única possibilidade para não gostar é nunca ter experimentado um bom Swing, com aquela ventoinha do ar condicionado a mover-se lentamente como se nos soprasse uma brisa da floresta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A pergunta é: o que há para não gostar num ar condicionado? É perfeito.

Só de imaginar a frase “não gosto de ar condicionado” faz logo lembrar aqueles amigos que dizem que não gostam dos Santos Populares, mas quando vão ficam até às 5 da manhã a fazer o comboio e a cantar Marante.

E foi a pensar especificamente neste grupo de pessoas que desenvolvemos o GPCCQPIAC – o Guia Prático de Como Convencer Qualquer Pessoa a Instalar Ar Condicionado.

Infografia: Joana Figueirôa

Agora que já estão preparados para qualquer desafio de climatização, vamos aos detalhes de especialista: nos últimos anos, a nossa casa tornou-se num dos espaços onde passamos mais tempo e, por isso, começámos a dar mais importância ao conforto térmico, à humidade dos espaços e à própria qualidade do ar.

Tornou-se mais importante que nunca garantir que o ar que respiramos dentro de nossa casa se encontra limpo e livre de microrganismos, não só como uma forma de melhorar a nossa saúde respiratória, como de conforto no dia a dia e durante o sono.

Mas a climatização é, acima de tudo, um tema de conforto e, por isso, há diferentes tipos de climas perfeitos para cada casa e para cada pessoa.

Há os que gostam sempre de se sentir no Deserto do Saara mesmo que esteja a nevar. Os que estão sempre com os calores, e improvisam leques para se abanarem com folhas A4 e revistas. Há ainda os que gostam de habitar numa arca frigorífica, e depois existem também os sensatos, que gostam de ter uma temperatura ambiente confortável, ali nos 20ºc, enquanto ouvem Bach ou Chopin.

A boa notícia é que para todos estes perfis existem soluções de climatização para criar o clima perfeito. Para isso, mais vale ir à Worten ou a worten.pt e perguntarem a um dos técnicos especialistas da Worten que vos explica qual o melhor equipamento para a vossa casa e porquê, através de um diagnóstico detalhado. Se preferirem, podem também descobrir qual é o vosso perfil e o equipamento correspondente num quiz para ficarem com a Memória Fresquinha.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora