Construir um bom ambiente de equipa é muitas vezes aquilo que faz depois a diferenciação entre todas as equipas. Não é fácil, às vezes torna-se mesmo impossível, mas no final tem o seu peso. Aliás, ainda este fim de semana houve um bom exemplo disso no abraço em lágrimas entre Jonas Vingegaard e Wout van Aert no final do contrarrelógio que voltou a consagrar a Jumbo-Visma com vitória na etapa e no Tour. É sempre assim? Nem por isso. E passando para a Fórmula 1, não é fácil encontrar essa comunhão de objetivos e ideias capaz de fazer a separação entre o que constitui o melhor resultado a nível pessoal e o que funciona como o melhor resultado para todos incluindo a equipa. Em França, a Ferrari mostrou que é possível.
Pelo que se vai percebendo, Charles Leclerc e Carlos Sainz têm globalmente uma relação pacífica. Isso não invalida que de vez em quando as conversas via rádio não aqueçam. Por mais do que uma vez o monegasco já se queixou à equipa que deveria passar à frente do companheiro porque estava a lutar pelo Mundial, o espanhol também teve de engrossar a voz em Silverstone com um “Vá lá, não inventem” (literalmente) no dia em que conseguiu a sua primeira vitória de sempre na Fórmula 1. Agora, na qualificação feita num circuito Paul Ricard ainda mais quente do que se esperava (com tudo o que isso tem de influência a nível de pneus e capacidade de arrefecimento dos monolugares), jogaram como equipa e ganharam.
“Grandissimi, grande Carlos” ????????????
Great job team! ❤️#essereFerrari ???? #FrenchGP @Charles_Leclerc @Carlossainz55 pic.twitter.com/ytvtz2iXCW— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) July 23, 2022
Não foi propriamente a estratégia mais ortodoxa, como se viu sobretudo no arranque da Q3, mas, perante a inevitabilidade de Carlos Sainz cair dez lugares por penalização após o que se passou na Áustria onde ficou com o carro a arder e teve de fazer reparações mais profundas no carro a nível de unidade de potência, a equipa italiana apostou tudo no regresso às pole positions de Charles Leclerc, colocando quase o espanhol como “aguadeiro” para a missão cumprida aproveitando cones de ar que formava para o companheiro. “Tenho de agradecer ao Carlos, fez um trabalho fantástico”, admitiu Leclerc. “Tínhamos este plano para o fim de semana e conseguimos cumprir na perfeição com o Charles”, destacou Sainz.
Pole n°16 for car n°16 !
Grande @Carlossainz55, great teamwork. Let’s push for tomorrow ???? pic.twitter.com/cYrRPPipIg— Charles Leclerc (@Charles_Leclerc) July 23, 2022
No entanto, e a partir de agora, Leclerc estava a jogar sozinho tendo em conta que o espanhol iria sair da 19.ª posição, sem possibilidades de lutar pelos lugares cimeiros onde estavam os dois Red Bull de Max Verstappen e Sergio Pérez tendo logo atrás os britânicos Lewis Hamilton, Lando Norris e George Russell. Mais: se é verdade que a Ferrari dominou as duas primeiras sessões de treinos livre e mais tarde o período de qualificação, o campeão mundial mostrou nos TL3 que poderia ter argumentos para lutar pela vitória assim conseguisse acertar também na melhor estratégia para destronar a formação italiana. Se a pequena recuperação do monegasco (38 pontos de distância) abria um especial interesse no Grande Prémio de França, todos estes pontos colocavam esta corrida como um ponto importante da temporada.
Sunday's runners and riders ????#FrenchGP #F1 pic.twitter.com/faALa2K2Qf
— Formula 1 (@F1) July 23, 2022
A saída voltaria a ter uma especial importância na prova, fosse pela capacidade de Leclerc segurar ou não a liderança da corrida, fosse pela tentativa da Red Bull de pelo menos manter Pérez em terceiro para poder depois trabalhar com Verstappen na estratégia delineada a nível de paragens. E foi a Ferrari que ficou a ganhar: apesar das notícias que davam conta de alegados problemas no monolugar do monegasco, Leclerc teve um excelente arranque, segurou sem problemas a liderança e Lewis Hamilton aproveitou para saltar também para a terceira posição, à frente de Pérez e de Fernando Alonso, outra grande saída. Lá atrás, o único problema, nas curvas mais à frente, foi com Tsunoda, após um toque de Ocon que levou a um peão. Carlos Sainz, tal como a equipa previa, subiu ao 17.º lugar e ganhou mais uma posição na volta seguinte.
LECLERC LIDERA NA CURVA 1 ????
Charles Leclerc mantém a liderança de corrida com um arranque perfeito ????#sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #FrenchGP #charlesleclerc pic.twitter.com/nrWmyZD8Wp
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 24, 2022
Sempre com especiais atenções com os pneus perante as altas temperaturas em França, as voltas iam passando sem grandes alterações. Verstappen manteve-se sempre a distâncias abaixo de um segundo de Leclerc, Hamilton conseguiu defender-se muito bem de Sergio Pérez mostrando que as atualizações no Mercedes surtiram efeito, Russell conseguiu ultrapassar Alonso para procurar o ataque ao mexicano, Sainz continuou a ganhar posições chegando a décimo na 14.ª volta com um tempo que fazia com que o neerlandês pudesse correr o risco de entrar atrás de si caso passasse pelas boxes. Só mesmo nessa fase houve um aumento mais substancial da vantagem de Leclerc na frente, entre 1.6 e 1.8 segundos.
LAP 15/53
Leclerc extends his lead out in front ????
Russell continues to move ever closer to Perez #FrenchGP #F1 pic.twitter.com/Cna0NQjlPy
— Formula 1 (@F1) July 24, 2022
1️⃣ ➡️ 3️⃣0️⃣0️⃣@LewisHamilton will start his 300th F1 race today at the #FrenchGP ???? pic.twitter.com/tvFhmIs4LN
— WTF1 (@wtf1official) July 24, 2022
Verstappen saiu para as boxes pela primeira vez na 16.ª volta, quando os pneus davam já sinais de desgaste a afetar os tempos, conseguindo ainda assim reentrar na sétima posição atrás de Lando Norris (com Ocon e Ricciardo à frente de Sainz, até o espanhol conseguir ultrapassar também o australiano). Existia a dúvida sobre quando Leclerc poderia sair para as boxes também mas isso deixou de ser questão pouco depois, com o monegasco a sair a direito numa curva e todos os pilotos aproveitaram a “borla” para trocar de pneus. A repetição despistou a possibilidade de um furo nos pneus da frente mas algo se passou no carro, que perdeu por completo a traseira e foi depois a deslizar até à barreira de pneus com a frente trancada. No entanto, e já depois de voltar à zona das boxes, o próprio piloto reconheceu que o erro foi sobretudo seu.
LECLERC OUT ????#sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #FrenchGP #charlesleclerc pic.twitter.com/V8t1RRbD7J
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 24, 2022
O safety car entrou em pista, Verstappen estava na frente com Hamilton em segundo e Pérez em terceiro, a corrida mudava por completo e o neerlandês tinha a vitória na mão perante a vantagem que conseguiu logo cimentar em relação ao britânico. Nada corria bem à Ferrari e até a passagem pelas boxes de Sainz correu mal, com uma saída tardia que obrigou Alexander Albon a uma travagem tardia e valeu uma penalização de cinco segundos ao espanhol quando ocupava já a quinta posição após ultrapassar Ricciardo, Lando Norris e Alonso. Era o piloto mais rápido em pista mas ficava com o que restava da corrida condicionada.
LAP 24/53
Carlos Sainz has been handed a 5 second time penalty for an unsafe release on Lap 19 #FrenchGP #F1 pic.twitter.com/Cx5MkPMBp2
— Formula 1 (@F1) July 24, 2022
Se até aí a corrida foi interessante de seguir e com vários pontos de disputa, a partir desse momento foi uma prova monótona (em relação à liderança) e com lugares garantidos: Verstappen, aproveitando mais um erro de Leclerc e da Ferrari, ganhou e deu um passo importante para a revalidação do título; Hamilton, que fazia o 300.º Grande Prémio da carreira, mostrou que as atualizações da Mercedes não chegam para os Red Bull mas melhoraram o monolugar e conseguiu o melhor resultado do ano naquele que foi o quarto pódio consecutivo; Pérez foi tentando segurar a terceira posição. Não conseguiu: após ser ultrapassado por Sainz (que baixou depois a oitavo pela penalização e acabou em quinto), ainda teve um toque com Russell mas o safety car virtual alterou as contas do mexicano, que foi ultrapassado pelo britânico e permitiu que a formação britânica tivesse também o seu melhor resultado de 2022.
2 MERCEDES NO PÓDIO ????@GeorgeRussell63 leva a melhor sobre @SChecoPerez depois do Safety Car!#sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #FrenchGP #GeorgeRussell #SergioPerez pic.twitter.com/uQbaoHCU67
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 24, 2022
MAX VOLTA ÀS VITÓRIAS ????#sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #FrenchGP #MaxVerstappen pic.twitter.com/9u7rP9cQ4S
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 24, 2022
Your Top 10 from Le Castellet ????????#FrenchGP #F1 pic.twitter.com/D6RPNa81la
— Formula 1 (@F1) July 24, 2022
DRIVER STANDINGS ????
Verstappen increases his lead out in front ????
Russell moves to one point behind Sainz! ????#FrenchGP #F1 pic.twitter.com/Mqny7s8XVH
— Formula 1 (@F1) July 24, 2022