O desporto internacional bateu um novo recorde quando, no domingo, um cromo do jogador de basebol Mickey Mantle foi vendido por 12,6 milhões de dólares. O norte-americano que jogou durante 18 anos nos New York Yankees fica assim ligado a mais um recorde, depois dos que conseguiu ao longo da sua carreira. Mantle, que morreu em 1995, conquistou 12 títulos de campeão da Liga Americana e sete World Series, sendo ainda detentor do recorde de mais home runs.

Um resultado de oito dígitos num leilão no mercado desportivo era uma fantasia apenas há uma década. Sempre soubemos que este cromo quebraria recordes e expectativas. Mas isso não faz com que seja menos entusiasmante que um único artigo exceda o limiar de oito dígitos pela primeira vez”, revela o diretor de ações do Heritage Auctions — uma casa de leilões norte-americana — Chris Ivy, em comunicado.

Anthony Giordano é o nome do vendedor do que é agora considerado o cromo desportivo mais caro da história. Nem este sabia do valor que tinha em sua posse. Em 1991 adquiriu uma caixa com o nome The Famous 1952 Topps Baseball Card Find, que à época custou 50 mil dólares, onde estava o achado agora considerado milionário.

Segundo o jornal espanhol El País, a avaliação foi feita pela Professional Sports Authenticator (PSA) — a maior empresa de avaliação de trading cards do mundo — que atribuiu a nota de 9,5 ao cromo, numa escala de 1 a 10. “[A carta] tem as melhores qualidades que qualquer carta de 1952 pode ter: está perfeitamente centrada, tem o registo e os quatro cantos afiados”, explica Ivy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na manhã da venda, Giordano contou ao norte-americano Los Angeles Times a reação ao descobrir o que tinha nas mãos: “Assim que atingiu os 10 milhões [de dólares] tive de o entregar. Os meus filhos ficaram acordados a noite toda e ligaram-me esta manhã para me dizer até onde chegou”. Foram os filhos do homem de 75 anos que ficaram responsáveis pelo leilão.

Até ao momento o recorde de venda de artigos desportivos pertencia a uma camisola usada por Diego Maradona durante um jogo no Mundial de 1986 contra a Inglaterra — foi vendida em maio deste ano por 8,5 milhões de dólares.

Lendária camisola da “mão de Deus” de Maradona leiloada por um recorde de 8,8 milhões de euros