Foi durante o segundo set e serviu para reverter uma vantagem que Jannik Sinner tinha conquistado para vencer um determinado jogo. Carlos Alcaraz devolveu uma bola junto à linha, no ar, colocando a raquete atrás das costas, e ainda foi ganhar o ponto perto da rede com uma pancada fora do alcance do italiano. É um dos melhores lances da época, é um dos melhores lances da história do US Open e é um dos melhores lances da ainda curta carreira do jovem espanhol — e é o melhor lance de um dos melhores jogos dos últimos anos.

Na madrugada desta quinta-feira, hora portuguesa, Carlos Alcaraz venceu Jannik Sinner ao longo de uma maratona de mais de cinco horas e cinco sets para chegar às meias-finais do US Open. Ao todo, foram cinco horas e 18 minutos, com a partida a terminar já perto das 3h da manhã nos Estados Unidos, tornando-se o final mais tardio de sempre e o segundo encontro mais longo do Grand Slam norte-americano. O jogo mais duradouro continua a pertencer a Stefan Edberg e Michael Chang, que em 1992 jogaram ao longo de cinco horas e 26 minutos.

“Acho que posso dizer que foi o melhor jogo da minha carreira. Mais de cinco horas, com imensa qualidade desde a primeira à última bola. O Jannik e eu vamos recordar-nos disto para o resto das nossas vidas. Sinceramente, não sei como é que consegui. Tens de acreditar em ti próprio. Eu acreditei no meu ténis. Foi muito duro fechar o encontro. Tentei ficar calmo mas, no momento, é difícil”, disse Alcaraz, que está na pole-position para assumir o futuro do ténis depois da era de Rafa Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Enquanto o Rafa, o Djokovic e o Federer cá andarem, serão sempre os melhores e a rivalidade que existe entre os três estará sempre primeiro. Mas hoje, eu e o Jannik mostrámos que somos o presente e que temos uma longa carreira à nossa frente. Vamos defrontar-nos muitas vezes”, acrescentou. Com o apuramento para as meias-finais, Carlos Alcaraz tornou-se o semifinalista mais novo de um Grand Slam desde Nadal, em 2005, e o semifinalista mais novo do US Open desde Pete Sampras, em 1990.

Na meia-final, em busca da conquista do primeiro Grand Slam da carreira, o jovem espanhol vai defrontar Frances Tiafoe, que eliminou Rafa Nadal nos oitavos de final. Na outra meia-final, Casper Ruud encontra Karen Khachanov. No torneio feminino, Iga Swiatek vai encontra Aryna Sabalenka, enquanto que Ons Jabeur vai defrontar Caroline Garcia.

Espanhol Carlos Alcaraz nas meias-finais do US Open após maratona frente a Sinner