O nome de Mathieu van der Poel estava apontado a vários possíveis cenários nos Mundiais de ciclismo que se realizaram na Austrália. A uma primeira vitória na prova de estrada de Elite depois de três triunfos no ciclocrosse entre 2019 e 2021, a um possível pódio na prova que encerrava a competição em Sidney, a outra frustração caso não acabasse em nenhum dos três primeiros postos tendo em conta também o poderio de outras seleções como a Bélgica, a França, a Austrália ou o Reino Unido. Essa última hipótese acabou por confirmar-se, com o neerlandês fora dos lugares cimeiros. Na verdade, até desistiu. Mas aquilo a que mais tem sido apontado é mesmo a uma das páginas menos felizes aos 27 anos e que não chegou ao fim.

Em relação à prova, o corredor da Alpecin que chegava aos Mundiais com três triunfos consecutivos em corridas de um dia incluindo o Grande Prémio da Valónia, e que acabara agora em quinto a corrida de contrarrelógio misto, desistiu com cerca de uma hora de corrida, numa prova que viria a ser ganha pelo vencedor da Vuelta, o belga Remco Evenepoel (o francês Christophe Laporte e o australiano Michael Matthews ganharam ao belga Wout van Aert na luta pelo pódio, todos a 2.21 minutos do primeiro lugar, ao passo que Nelson Oliveira em 44.º e João Almeida em 60.º foram os melhores portugueses). Em relação a tudo o resto, Van der Poel foi detido e acusado de agressão umas horas antes da prova.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Remco Evenepoel é o novo campeão mundial de fundo

A situação, que rapidamente se tornou um escândalo mundial (e nos Países Baixos, que apontavam a um novo triunfo da grande referência do país na modalidade), ocorreu no hotel onde o corredor estava a fazer o estágio antes da competição. Mathieu van der Poel estava no quarto a descansar quando um grupo de crianças que estava a brincar no corredor desse piso do hotel ia batendo a todas as portas. Quando a certa altura veio fora do quarto, o neerlandês terá alegadamente agredido duas raparigas, de 13 e 14 anos, o que fez com que as autoridades australianas se deslocassem ao local para deterem o corredor.

“Um homem de 27 anos esteve envolvido numa altercação. O homem empurrou as duas adolescentes, com uma cair no chão e a outra a ser empurrada contra uma parede, causando um pequeno arranhão no cotovelo. A gerência do hotel foi notificada do incidente, que então chamou a polícia. Os oficiais do comando da área de polícia de St. George compareceram e prenderam o homem logo depois”, confirmou este domingo ao The Guardian um porta-voz da polícia de New South Wales, que esteve na unidade.

“Sim, os rumores são verdade. Houve uma pequena briga. Eram uns vizinhos barulhentos e eles são muito rígidos com esse tipo de comportamentos aqui. Não regressei ao meu quarto antes das 4h, algo que certamente não foi muito bom para mim. É um desastre, mas não posso mudar nada agora. Vou tentar dar o meu melhor. Estava na cama desde cedo e de repente um grupo de crianças acharam por bem começarem a bater constantemente à minha porta. Depois de baterem algumas vezes, fartei-me e deixei de pedir que parassem de forma calma e educada. Depois, a polícia foi chamada ao local e foi quando me levaram”, admitiu Mathieu van der Poel ainda antes da competição, em declarações citadas pelo Sporza.

Agora, o corredor neerlandês irá a tribunal na próxima terça-feira, podendo no limite ter de ficar retido na Austrália por um mês. Todavia, pela falta de antecedentes e pelo arrependimento mostrado quando foi ouvido após o incidente, tudo aponta para que esse pior cenário não se venha a confirmar.