A publicidade é uma plataforma criativa singular e é na televisão que tem tido a base para alguns dos trabalhos mais surpreendentes e influentes. Qualquer proposta de lista com “melhores anúncios” no título é um desafio interminável. Esta é apenas uma proposta, que junta uma dezena de produções internacionais que têm marcado diferentes gerações de consumidores e criativos:

“Just Do It”

Nike, 1988

Ainda antes de se tornar famosa, a Nike lançou em 1988 um slogan icónico, impulsionado pela televisão, numa época em que a marca enfrentava sérias dificuldades financeiras. Com uma mensagem motivadora, que nos instigava a ultrapassar os nossos próprios limites, a frase “Just Do It” tornou-se rapidamente universal e levou muitos desportistas a adotarem os produtos da Nike, o que reforçou mundialmente o seu posicionamento. O anúncio destacou-se na televisão, tendo sido por diversas vezes atualizado ao longo dos anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“1984”

Apple, 1984

Foi um momento decisivo. A partir daquele anúncio de televisão, a Apple ficou o nome no léxico deste universo. Foi o momento de apresentação do Macintosh original. O anúncio, dirigido pelo realizador Ridley Scott, exibia uma mulher a lutar contra uma máquina de lavagem cerebral, inspirada no clássico romance distópico de George Orwell, 1984. O anúncio de cunho futurista era de tal forma inovador que foi, inicialmente, rejeitado pelo próprio departamento de marketing da Apple. Ainda assim, foi para o ar no Super Bowl daquele ano e valeu à tecnológica um futuro de sucesso garantido.

“Mean Joe Greene”

Coca-Cola, 1979

Esta lista podia começar e terminar na Coca-Cola. A marca de refrigerantes, registada oficialmente desde 1944, produziu nas últimas décadas alguns dos anúncios publicitários mais conhecidos da história da televisão. Destaca-se o momento, em 1979, em que se alinharam com a NFL (a liga desportiva profissional de futebol americano), num anúncio protagonizado pelo célebre atleta “Mean” Joe Greene. É um dos anúncios mais famosos da história da Super Bowl, ganhou vários prémios de publicidade e, inclusive, um Leão de Ouro em Cannes. A frase “Hey kid, catch!” tornou-se numa das favoritas entre os fãs do desporto.

“Smell Like a Man, Man”

Old Spice, 2010

Criada pela agência de publicidade Wieden+Kennedy para a marca Old Spice, de produtos de higiene e cosmética masculina, a campanha comumente referida como “The Man Your Man Could Smell Like” fez sucesso globalmente. O anúncio mostrava o ator e ex-jogador de futebol americano Isaiah Amir Mustafa a sair do chuveiro em direção a um barco e depois num passeio a cavalo pela praia. Representou uma mudança em direção ao humor e à publicidade destinada a um público mais jovem e valeu à marca novos porta-vozes famosos, entre eles os atores Neil Patrick Harris e Will Ferrell, bem como o rapper LL Cool J.

“Twist, Lick, Dunk”

Oreo, 2011

Foi sendo renovado ao longo dos anos, mas fez com que esta marca de bolachas não mais desaparecesse das prateleiras dos supermercados em todo o mundo. A questão é: qual é, afinal, a melhor parte de uma bolacha Oreo? O biscoito ou o creme? Registada em 1912, a marca rapidamente viu nos anúncios publicitários a oportunidade de marcar a diferença – de tal forma que é das poucas bolachas no mundo a que não dissociamos um ritual para a comer. “Separar as duas partes, lamber o recheio e mergulhar no leite”: por mais anúncios que vejamos, sabemos sempre que se trata da famosa bolacha.

“Man on the Moon”

John Lewis, 2005

A marca é uma verdadeira instituição na Grã-Bretanha e nas épocas natalícias aposta tudo nos anúncios televisivos. Um dos que mais sucesso rendeu foi “Man on the Moon”, de 2005, com a música dos Oasis “Half the World Away”, interpretada pela cantora norueguesa Aurora e que conta a história de uma jovem a tentar entrar em contacto com um idoso que mora sozinho na lua. O slogan “Show someone they’re loved this Christmas” marcou a ligação da marca às intuições de solidariedade que apoia, naquele que foi o primeiro anúncio da John Lewis realizado por uma mulher, a realizador Kim Gherig.

“Whassup!”

Budweiser, 1999

Não é a marca mais conhecida de cerveja entre os europeus, mas o slogan percorreu o mundo. A premissa simples – onde se encena uma conversa telefónica entre amigos – com a entrada em cena de outro elemento, com o calão “Whassup?”, tornou-se tão popular, quanto irritante. Ainda hoje serve de paródia na internet, foi utilizada em diferentes contextos do universo audiovisual e tornou a Budweiser conhecida, mesmo em países onde não se comercializa.

“The Force”

Volkswagen, 2011

No setor automóvel são muitos os anúncios televisivos que ficaram na história. No caso da marca de automóveis Volkswagen, a junção de referências da cultura pop – com a personagem de Darth Vader – e uma criança transformaram o anúncio num dos mais conhecidos globalmente. Foi lançado no Super Bowl, em 2011 e tornou-se num dos anúncios mais partilhados de todos os tempos, através da internet. Pode dizer-se que é um daqueles casos que fez com que outras marcas do setor começassem também a expandir as suas campanhas de marketing.

“Gorilla”

Cadbury Dairy Milk, 2007

“Gorilla” é uma campanha publicitária britânica lançada em 2007, para promover o chocolate da marca Cadbury Dairy Milk. Mostra um gorila falso, interpretado pelo ator Garon Michael, a tocar numa bateria a canção “In the Air Tonight” do britânico Phill Collins. O anúncio caiu tão bem que ajudou a Cadbury a recuperar de um escândalo de salmonela registado no ano anterior, aumentando as vendas em 9%. O anúncio marcou uma mudança radical na forma como o chocolate era comercializado até então.

“The Epic Split”

Volvo, 2013

É um anúncio recente e, diga-se, bastante memorável. Mostra dois camiões da marca sueca Volvo e o ator Jean-Claude Van Damme a fazer a sua famosa espargata à medida que os veículos se afastam em movimento. O anúncio foi gravado num único take, num aeroporto abandonado em Espanha. Realizado por Andreas Nilsson, valeu vários prémios publicitários à agência Forsman & Bodenfors, responsável pela produção, e foi partilhado por milhões de pessoas na internet. Marketing na sua perfeição, com muita paródia à mistura (e há uma versão com Chuck Norris).