O Conselho Nacional da Iniciativa Liberal decidiu que a Convenção do partido, que elegerá o sucessor de João Cotrim Figueiredo, vai realizar-se nos dias 21 e 22 de janeiro em Lisboa, sabe o Observador. Rui Rocha e Carla Castro, ambos deputados e membros da atual Comissão Executiva, protagonizam a primeira disputa interna na história do partido.

A reunião magna, que serve para eleger a Comissão Executiva devido à demissão de Cotrim Figueiredo, vai eleger os novos órgãos do partido, nomeadamente o Conselho Nacional, o Conselho de Jurisdição e o Conselho de Fiscalização.

Durante a tarde, o Conselho Nacional da Iniciativa Liberal decidiu que a Convenção eletiva não se realizaria antes do dia 20 de janeiro. O Observador sabe que a moção foi aprovada com 45 votos a favor, oito contra e nove abstenções, sendo que a data e o local da reunião magna ainda não estão definidos — a votação destes pontos decorrerá durante a tarde.

A moção em causa foi apresentada por Paulo Ricardo Lopes, membro da IL de Famalicão e conselheiro nacional, e define que a reunião magna se realize depois de 20 de janeiro, sendo que este dia poderá também ser uma opção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trata-se de uma primeira vitória para Rui Rocha, que queria adiar a Convenção liberal, e uma consequente derrota para Carla Castro, que pretendia inicialmente que as eleições se realizassem em dezembro, mas que acabou por recuar ao admitir que ter mais tempo poderia ser benéfico para a candidatura.

Entre a continuidade e a rutura: a divisão interna que leva dois deputados a disputar a liderança da IL