O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, adiantou esta segunda-feira que vai reunir-se na terça-feira com as ministras da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para discutir os termos da descentralização de competências na ação social.

“Amanhã [terça-feira], o vereador Fernando Paulo [vereador da Câmara do Porto com o pelouro da Ação Social] e eu estaremos em Lisboa numa reunião com a ministra Ana Abrunhosa [Coesão Territorial] e com a ministra Ana Mendes Godinho [Segurança Social]”, adiantou Rui Moreira.

Na discussão em torno da submissão da consulta pública do regulamento que estabelece a atribuição de prestações a pessoas que se encontram em carência económica e risco social, instrumento criado no âmbito da descentralização na ação social, Rui Moreira salientou que, nesta matéria, o processo é “uma fraude“.

“Isto é uma fraude, não é nenhuma descentralização”, disse.

Rui Moreira salientou ainda que “a guerra política vai continuar independentemente da circunstância” da reunião de terça-feira, para a qual, disse, vai “com otimismo”.

“Não vou passear, só vou à reunião com algum otimismo. Pela primeira vez, vamos ter algum contacto com a senhora ministra Ana Mendes Godinho”, referiu, dizendo que a ministra da Segurança Social vai ter oportunidade de explicar “coisas engraçadas”, nomeadamente, “como é que um apoio social que custava 800 mil euros no Porto passa a custar 100 mil”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR