Começou o Mundial em grande plano, com duas assistências para golo logo no jogo inaugural de Portugal frente ao Gana — só um outro futebolista português conseguira duas assistências no mesmo jogo em Mundiais de futebol, José Torres, no Mundial de Inglaterra de 1966. Deu seguimento à boa forma no segundo jogo frente ao Uruguai, marcando dois golos. Contra a Coreia do Sul foi poupado mas esta terça-feira voltou a ter influência no ataque português.

Com mais uma assistência para golo na partida dos oitavos de final, esta terça-feira, frente à Suíça, Bruno Fernandes igualou Harry Kane na lista de jogadores do Mundial com mais assistências na competição: já são três. E o jogador do Manchester United até leva vantagem porque conseguiu o mesmo número de assistências do ponta-de-lança do Tottenham com menos minutos e jogos disputados (Kane foi titular nos quatro jogos da Seleção inglesa no Qatar).

Portugal v Switzerland: Round of 16 - FIFA World Cup Qatar 2022

Bruno Fernandes a festejar o golo de Raphael Guerreiro (© Matthew Ashton – AMA/Getty Images)

Numa noite que até esteve em menor destaque na criação de jogo por comparação com os anteriores, deixando Bernardo Silva e sobretudo João Félix brilharem mais nesse plano no apoio ao goleador Gonçalo Ramos, Bruno Fernandes tem outro dado de que se pode orgulhar: é o segundo jogador do Mundial com mais intervenção direta nos golos, com cinco ações, entre dois golos e três assistências. Só Kylian Mbappé, com sete (cinco golos e duas assistências), o supera neste competição de elite do futebol mundial de seleções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR