É provável que se lhe falarmos em leilões, o assunto lhe passe um bocadinho ao lado. Na verdade, é um tema muitas vezes associado (indevidamente) a um público-alvo muito específico, com gostos e uma disponibilidade financeira que não está ao alcance do cidadão comum. Mas isso é sobretudo um velho preconceito… Por isso, a Cabral Moncada Leilões, uma leiloeira de arte de referência em Lisboa, começou, em 2022, a pensar fora da caixa. E, como é assim que pensam os verdadeiros empreendedores, por vezes nascem ideias originais e que acrescentam valor ao negócio.

Bem dito, bem feito. Abram alas para a Academia Cabral Moncada Leilões, que a empresa abriu o ano passado e onde já foram lecionados temas tão interessantes e atuais como o Mobiliário, Joias, Pratas, Iconografia, Livro Antigo e Encadernações… O objetivo? Contribuir para a valorização, partilha de competências e encontro de talentos no âmbito Artes Decorativas e do mercado de Arte Antiga, Moderna e Contemporânea em Portugal.

Mas como é que funciona?

É simples e inspirador: a academia lança cursos livres de duração variável na área das artes decorativas portuguesas – ou relacionadas com o nosso país –, cujo conteúdo é transmitido por especialistas da área e alia o melhor da teoria e da prática. Em 2023, conta já com uma agenda alargada de formações: Colecionismo, Militaria, Heráldica, Mobiliário Lusíada, Porcelana Chinesa de Exportação e Faiança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem conhecimento da área, posso frequentar os cursos?

Claro que sim! Não interessa o seu grau académico, percurso profissional, experiência ou conhecimento nestas áreas. A Academia abre portas a todos os curiosos e motivados para conhecer mais sobre este universo e, quem sabe, trabalhar e empreender em alguma arte.

Mas eu vivo fora do país…

A Academia Cabral Moncada Leilões pensa em grande e pensa longe: todos os seus cursos asseguram a possibilidade de frequência online (mais económica) e quanto à frequência presencial, se por enquanto ainda só se realizou em Lisboa, brevemente chegará a outras regiões do país e até além-fonteiras. Mas há mais! Para além das aulas, estão previstas visitas guiadas a exposições, a coleções e a museus, bem como palestras lecionadas pelos especialistas mais reconhecidos.

Se estava à espera desta oportunidade há muito tempo, tome nota: as inscrições são limitadas e obrigatórias. E não se acanhe: estamos ansiosos por o ver entre peças de autor numa das leiloeiras mais cool de Lisboa.

Saiba mais aqui.