A actual aparente rebaldaria que permite a cada dono transportar o seu cão a bordo do carro como bem lhe apetecer, deitado no banco da frente ou traseiro, sozinho ou ao colo do seu humano preferido, ou então com o focinho de fora da janela, está em vias de acabar. Pelo menos na Florida, que tem uma proposta de lei no Senado local que se destina a proibir transportar um animal nestas condições.

A lei que se destina a impedir este tipo de situações, tão do apreço dos canídeos a bordo de um automóvel ou de um SUV, é a 932, introduzida pelo senador Lauren Book, um elemento do Partido Democrata. Além de animais soltos a bordo, a nova lei pretende ainda impedir o transporte do melhor amigo do homem na caixa de carga aberta de uma pick-up ou na mala de uma carrinha ou de um SUV.

A lei 932 exige que os animais estejam sempre acomodados dentro de uma caixa específica para o seu transporte – fixada por um sistema equiparável ao cinto de segurança – e, além disso, adaptada à sua dimensão e peso. Isto significa que o dono terá de adquirir uma primeira caixa para o cão, enquanto cachorro, para depois comprar uma segunda passados seis meses, ligeiramente maior e, por fim, uma terceira, quando o animal festejar o primeiro aniversário, altura em que atinge uma altura próxima das dimensões que vai exibir depois enquanto adulto. E, se o cão fizer pouco exercício ou tiver muito apetite, que o leve a ganhar peso à medida que envelhece, então o dono vai ainda ter de comprar uma quarta caixa de transporte, para que o cão não possa acusar os donos de body shaming, por utilizarem uma caixa demasiado pequena para o seu volume.

A Califórnia não é o primeiro estado norte-americano a aprovar uma lei deste tipo, que alegadamente visa proteger os animais, uma vez que New Hampshire arrancou primeiro com este tipo de iniciativa que multa os condutores que levam o cão solto dentro do carro ou na mala. E, para os legisladores, o “colinho” parece constituir uma agravante adicional. A questão é saber até que ponto a moda pega, atravessando o Atlântico e desembarcando em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR