É uma maneira de enganar as tropas russas. A Ucrânia terá encomendado à empresa checa Inflatech vários tanques e lançadores múltiplos de rockets insufláveis. O objetivo? Kiev quer enganar as tropas russas, obrigando-as a desperdiçar munições ao disparar contra aqueles objetos.

À Euronews, o diretor-executivo da Inflatech, Vojtech Fresser, não confirmou que a empresa venda este tipo de material à Ucrânia, resguardando-se na confidencialidade militar. Contudo, o responsável admitiu que as vendas aumentaram 30% no ano passado, o que indicia que muitos destes tanques insufláveis tenham ido parar à Ucrânia.

“Eu concebo que, se quiséssemos ajudar um país aliado que estivesse em apuros, nós enviaríamos os veículos insufláveis. Se [esse país] não os tem, vai tê-los seguramente”, sugeriu Vojtech Fresser, sem nunca mencionar a Ucrânia.

A Inflatech produz uma vasta gama de produtos insufláveis, tais como caças, HIMARS, tanques ou armamento pesado. Cada peça pode chegar aos 100 mil dólares (aproximadamente 94 mil euros), sendo fabricado com recurso a seda artificial — o que os torna leves. Por exemplo, um tanque insuflável pesa cerca 100 quilos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O seu manuseamento também é relativamente fácil, demorando-se somente dez minutos — com quatro soldados — a retirar o tanque falso de uma caixa e depois insuflá-lo. Este tipo de material também emite calor, com o objetivo de ser detetado através de radares térmicos. 

O diretor-executivo da empresa fala num “ganho económico” com a utilização deste material, pois o “inimigo” utiliza munições para atacar alvos que pensa que são valiosos. Vojtech Fresser também deu conta de que estes tanques e lançadores de foguetes insufláveis —inicialmente concebidos para ações de treino militar — são enviados para países da NATO, não precisando quais.