O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, participou à Procuradoria-Geral da República (PGR) do youtuber Tiago Paiva que, convidado pela Iniciativa Liberal para ir ao Parlamento, insultou o primeiro-ministro, António Costa, avança esta quarta-feira a TSF, que obteve a informação junto ao gabinete de Santos Silva.

Tiago Paiva foi convidado pela Iniciativa Liberal, tendo sido recebido pelo deputado Bernardo Blanco e por um assessor do partido para conhecer os corredores no Parlamento. Na visita à sala de sessões, o youtuber subiu ao púlpito para simular um discurso, que terminou com a expressão: “E ó Costa vai para o c******!”.

Após o episódio, os liberais pediram desculpa pelo sucedido. No parlamento, o deputado Rodrigo Saraiva disse que o objetivo da visita passava por aproximar “os mais jovens da realidade parlamentar”, mas lamentou que um “deles” não tenha tido um “comportamento digno”.

[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro e o segundo episódios]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, o youtuber publicou um vídeo — intitulado “Peço desculpa a todos os portugueses” — a explicar o sucedido, mas voltou a criticar o “lobby do PS”. “Em vez de estarem no plenário a dizer que foi muito grave eu ter mandado o Costa para c*****, se calhar muito grave é vocês [Governo] andarem a roubar. Isso é que é muito grave.” 

Criticando a condenação dos socialistas a este episódio, Tiago Paiva explica que tem “liberdade” de ir ao Parlamento, porque “paga” e é “contribuinte”: “O vosso salário é pago por mim”. 

No vídeo original publicado na conta de youtube, Tiago Paiva mostra os corredores no Parlamento e os principais espaços da Assembleia da República, sendo recebido à porta por Gonçalo Levy Cordeiro, assessor parlamentar dos liberais. A visita é acompanhada também pelo deputado Bernardo Blanco, que dá a conhecer vários espaços.