Uma megaoperação de combate ao tráfico de seres humanos liderada pela Polícia Marítima identificou 243 imigrantes ilegais a viver num armazém “em condições desumanas”, e deteve 4 pessoas, incluindo o principal suspeito, na zona do Montijo, avançou a CNN Portugal.

Até ao momento, “o SEF identificou 243 imigrantes, tendo notificado nove cidadãos estrangeiros para comparência no SEF, a fim de esclarecer a sua situação em território nacional”, adiantou a AMN.

De acordo com a SIC Notícias, cerca de 100 imigrantes foram levados desde o armazém para o quartel de bombeiros do Montijo, onde vão permanecer para já.

[Já saiu: pode ouvir aqui o penúltimo episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto episódios. ]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta operação decorre no âmbito de mais de três dezenas de mandados de busca, detenção e apreensão, e as diligências irão desenrolar-se ao longo do dia”, tendo já sido detidas quatro pessoas, informou também a Autoridade Marítima Nacional (AMN), sem adiantar pormenores.

Em comunicado, a AMN indicou que a “megaoperação” de combate às redes criminosas associadas à captura ilícita, comércio e tráfico internacional de bivalves está a ser realizada pela Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima e decorre “a nível nacional”.

De acordo com a CNN Portugal, a investigação visa uma “rede que se dedica a apanha ilegal de amêijoa e por consequente o tráfico de seres humanos, sobretudo asiáticos”.

Nesta operação, onde está incluída ainda a exploração laboral humana, estão empenhados no terreno 161 agentes da Polícia Marítima, acompanhados por 22 inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), inspetores da Autoridade Tributária e cerca de uma centena de operacionais da PSP”, referiu a Autoridade Marítima.

Esta manhã, fonte do SEF disse que uma megaoperação de combate ao tráfico de seres humanos liderada pela Polícia Marítima decorria desde as 08h00 na zona do Samouco, em Alcochete, distrito de Setúbal.

Noticia atualizada às 12h44 com o número preciso de imigrantes identificados e pessoas detidas