Pode um jogador que se mantém exatamente no mesmo clube tornar-se o grande destaque de uma janela do mercado de transferências? Não é comum mas pode. E Fran Navarro, em janeiro, foi exemplo paradigmático disso sem ter sequer de sair do Gil Vicente, onde terminou a temporada. Como? Foi colocado mais do que uma vez na órbita do Sporting com um negócio que permitiria fazer o investimento a meio da época mas viu o seu nome travado em termos internos. Foi o escolhido pelo Sp. Braga para substituir Vitinha após a venda ao Marselha, esteve a ser negociado mas os encontros acabaram por abortar. Foi garantido pelo FC Porto logo nessa altura, num acordo que necessitava apenas de uma oficialização. Essa parte chegou agora, sendo que com esse movimento de antecipação os dragões conseguiram “secar” os três adversários diretos – isto porque também o Benfica chegou a perguntar por condições de um negócio que estava entretanto “vetado”.

Apenas numa janela de mercado, o avançado espanhol de 25 anos conseguiu fazer mexer vários clubes numa história ainda curta na Primeira Liga mas que já foi deixando as suas marcas. Na época de estreia após deixar o Valencia, o jogador do Gil Vicente marcou 16 golos em 32 jogos da Primeira Liga (esteve ainda em mais duas partidas da Taça da Liga e uma da Taça de Portugal), faturando nas deslocações ao Dragão e a Alvalade entre quatro bis com Boavista, Vizela, Famalicão e V. Guimarães. Em 2022/23, os números foram ainda melhores: 17 golos em 34 jogos do Campeonato, 21 golos em 43 jogos juntando a qualificação para a Liga Conferência, a Taça de Portugal e a Taça da Liga e essa particularidade de ter marcado mais uma vez em Alvalade, no Dragão e também na Luz. Com isso, Fran Navarro, que no total acabou com a média de um golo por cada dois jogos, tornou-se o melhor marcador da história dos minhotos na Primeira Liga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agora, na antecâmara do regresso aos trabalhos dos azuis e brancos marcado para o final da semana, Pinto da Costa “apadrinhou” a apresentação do primeiro reforço oficial para Sérgio Conceição em 2023/24. Os valores oficiais ainda não foram revelados por nenhum dos clubes, falando-se num acordo a rondar os cinco a seis milhões de euros com os minhotos a ficarem com uma pequena percentagem dos direitos económicos do espanhol, sendo que Fran Navarro assinou um contrato válido por cinco temporadas com os dragões.

“Natural de Pinedo, nos arredores de Valência, foi como che que fez toda a sua formação e ganhou o apelido de ‘Touro’ pela coragem e entrega em campo. Em 2014/2015, começou a dar nas vistas, integrou a convocatória da seleção espanhola para o Europeu de Sub-17 – foi também internacional nos escalões de Sub-16, Sub-18, Sub-19 e Sub-20 – e fez o primeiro par de jogos pelos bês dos valencianistas. A partir daí, foi presença assídua na equipa secundária do clube do sudeste de Espanha, pela qual cumpriu mais quatro temporadas até ser emprestado. O mais recente Dragão voou para a Bélgica e, apesar de a primeira aventura internacional ter durado apenas meio ano, apurou-lhe o faro de golo. De volta a casa, apontou 11 golos em 22 jogos até ao término dessa época e chamou à atenção do Gil Vicente”, recorda o site oficial do clube.

“O Fran Navarro é um jogador em que nós acreditamos. Acaba de assinar contrato por vontade também do nosso mister, Sérgio Conceição, como é óbvio. Não contratamos jogadores que ele não aprecie. Temos muita confiança e esperança nele, será mais um dragão a partir deste momento disposto a lutar e dar tudo pelo FC Porto e nós vamos fazer tudo para que seja feliz no FC Porto. No futebol ainda há grandes homens e grandes senhores de palavra. O que realizámos hoje só foi possível porque o presidente do Gil Vicente, o meu amigo Francisco Dias, é um desses homens, que infelizmente rareiam dentro e fora do futebol”, frisou no anúncio Pinto da Costa, líder do FC Porto. “O que se vai seguir no mercado? Nós aqui não dizemos o que se vai seguir ou deixar de seguir, aqui apresentamos o que está feito”, acrescentou o número 1 dos dragões.

“Para mim é um dia especial, sempre tive o sonho de jogar numa equipa tão grande e entusiasmante como o FC Porto. Quero agradecer ao presidente e a todas as pessoas que fizeram com que esta transferência fosse possível, para hoje poder estar aqui. Golos? Quando cheguei a Portugal fui melhorando o meu jogo pouco a pouco e espero que aqui no FC Porto possa ter muitas mais oportunidades e bons números. Todos os avançados são de muita qualidade, espero que com o meu trabalho e a minha forma de jogar possa ajudar o mais possível a equipa”, destacou Fran Navarro, entre elogios à “massa adepta impressionante” dos portistas.