A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, inaugura na quinta-feira um busto de homenagem a Carlos Mendonça, também conhecido como o Mourinho das marchas da capital, que impulsionou a marcha de Alfama.

Numa nota de imprensa, a junta de Santa Maria Maior justifica a homenagem por Carlos Mendonça ter revolucionado as Marchas Populares de Lisboa, deixando a sua marca em gerações de marchantes e “na maior expressão popular da cidade, até aos dias de hoje“.

Morreu Carlos Mendonça, o Mourinho das Marchas de Lisboa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O busto será inaugurado pelas 17h00 de quinta-feira, dia em que se assinala a Implantação da República, junto ao Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, coletividade organizadora da Marcha de Alfama.

À inauguração segue-se uma exposição de figurinos da autoria deste impulsionador da marcha de Alfama.

Carlos Mendonça, conhecido como o Mourinho das Marchas de Lisboa, morreu em 6 de setembro de 2016 em Lisboa, aos 77 anos, e fez teatro e bailado, foi figurinista, cenógrafo, escreveu espetáculos musicais e teatro de revista.

Segundo a junta de freguesia lisboeta, Carlos Mendonça “revolucionou, inventou, impulsionou, transformou as marchas em Lisboa com o seu estilo inovador“.

Conhecido por ter um estilo inovador, conseguiu 13 primeiros lugares em 20 anos de marchas, assim como diversos prémios de figurinos, artes plásticas e coreografia.

Em 2014 foi distinguido com a Medalha de Ouro da cidade de Lisboa e em 2015 escreveu “As Minhas Marchas”, um “registo essencial dos ambientes, figurinos, músicas e letras das marchas que fizeram o seu percurso”.