Este artigo é da responsabilidade de EU Code Week

A EU Code Week dá as boas-vindas a alunos de todas as idades, de crianças em idade pré-escolar a adultos, oferecendo atividades sem recurso a computadores e em linha, que promovem a programação e o pensamento computacional. Apoiada pela Comissão Europeia, proporciona recursos, formação e reconhecimento aos educadores. Esta comunidade vibrante de voluntários, incluindo embaixadores e professores, promove uma aprendizagem interativa e inclusiva ao colmatar o fosso digital e ao dotar os alunos de competências essenciais para o futuro. Vamos ouvir o que têm a dizer…

Inclusiva e acessível

Um dos elementos essenciais da EU Code Week é o seu caráter inclusivo. Anhelina Bykova, investigadora exclusiva, professora e voluntária, é embaixadora da EU Code Week em Portugal. Oriunda das ilhas dos Açores, Anhelina explica: «A EU Code Week é uma iniciativa fantástica que oferece muitas oportunidades a todos os que se interessam por programação. É muito útil para que os professores e educadores envolvam as crianças na programação de uma forma muito interessante, dinâmica e divertida.»

O entusiasmo de Anhelina reflete o espírito da EU Code Week , durante a qual alunos e educadores de todas as idades e origens se reúnem para explorar o mundo da programação através de atividades lúdicas e interessantes. As ferramentas intuitivas e os vastos recursos da iniciativa tornam-na acessível tanto a principiantes como a programadores experientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Capacitar professores e alunos

Diogo da Silva, professor do primeiro e segundo ciclos do ensino básico e recentemente integrado na equipa de Embaixadores da EU Code Week em Portugal, é apaixonado pela promoção da programação e do pensamento computacional. Diogo é também o responsável pelo departamento pedagógico da Visionarium, uma ONG dedicada à abordagem educativa baseada em CTEM. «Através das minhas ligações com as escolas, espero ajudar o projeto a chegar a muitos mais professores e alunos», afirmou.

A missão de Diogo realça o objetivo mais amplo da EU Code Week – capacitar professores e alunos com competências digitais que são cada vez mais vitais no mundo atual. Ao estabelecer ligações com escolas e educadores, Diogo e outros como ele pretendem tornar o ensino da programação acessível ao maior número possível de jovens, garantindo que estão bem preparados para o futuro digital.

Participação de Portugal na EU Code Week – os números para 2023 ainda não estão disponíveis, uma vez que as inscrições ainda não começaram.

Uma transformação digital criativa

O conceito de literacia digital está a evoluir. «A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa que tem como objetivos divulgar a programação, desmistificar as competências que esta exige, ensinar a programar de uma forma mais lúdica (com ou sem o uso de tecnologia), criar projetos criativos e desenvolvidos em equipas (que podem incluir alunos de vários países) que resolvam problemas», afirma Samuel Branco, professor de TIC, que há anos participa ativamente na EU Code Week.

As observações de Samuel sublinham o poder transformador da EU Code Week . Não só dota os alunos de competências essenciais, como também estimula a sua criatividade. Através de atividades como a programação, a robótica e a exploração da inteligência artificial, os alunos descobrem frequentemente o seu potencial inexplorado e alcançam mais do que alguma vez esperaram.

Uma comunidade pan-europeia de aprendentes

Artur Coelho, distinguido com o Prémio Professor Principal da EU Code Week em 2022, sublinha a importância da EU Code Week na promoção da programação e do trabalho em equipa. «As atividades da EU Code Week foram um estímulo para os meus alunos descobrirem que podem ser criativos com tecnologias que vão da programação ao 3D, incluindo a IA generativa», afirmou.

As experiências de Artur realçam o sentido de comunidade e colaboração que a EU Code Week promove. Os participantes não estão sozinhos; fazem parte de uma rede pan-europeia na qual podem trocar experiências, aprender uns com os outros e encontrar formas inovadoras de desafiar os seus alunos.

Explore por si

Para explorar o mundo da EU Code Week e aceder aos seus recursos, visite o site oficial da EU Code Week. Os educadores podem tirar partido de podcasts sobre vários temas, cursos de formação em linha gratuitos, maratonas de programação e concursos com reconhecimento a nível europeu. Pode encontrar informações sobre todos os eventos e atividades da EU Code Week aqui.

À medida que se aproxima a data da edição de 2023 da EU Code Week, é importante lembrar que codificar não é apenas uma questão de programação; trata-se de libertar a criatividade, as capacidades de resolução de problemas e uma nova forma de pensar. Ao participarem na EU Code Week, professores, alunos e entusiastas estão a moldar ativamente o futuro da literacia digital em Portugal e mais além.