Já é público que a Tesla vai iniciar a produção em série da Cybertruck em Novembro, a pick-up em aço inoxidável que possui uma lista de 1,9 milhões de pré-encomendas (dados de Agosto). O construtor revelou a data para o início da fabricação em série na fábrica do Texas, mas não só avançou com um ritmo de produção mais reduzido do que o anteriormente anunciado, como o próprio Elon Musk, CEO da marca norte-americana de veículos eléctricos, fez saber que “a Cybertruck é o tipo de projecto que pode levar a Tesla à sepultura”.

Musk defende que um veículo como a Cybertruck, tão inovador na tecnologia como nos materiais que utiliza, com destaque para o inox, “levanta muitas dificuldades, sobretudo quando tentamos incrementar a velocidade de produção”. Daí que, segundo o responsável pela Tesla, “não deverá ser possível acelerar até aos 250.000 por ano antes de 2025”, sobretudo porque prevê “enormes desafios para aumentar o volume de fabricação, mantendo ainda assim positivo o cash-flow gerado pelo modelo”.

O construtor tinha previsto que a pick-up, com quase 2 milhões de clientes potencialmente à espera, sairia da linha de produção no Texas à razão de 375.000 unidades por ano. Agora a Tesla reviu em baixa os objectivos, apontando para apenas 125.000 unidades anuais, o que levanta algumas suspeitas, apesar de a marca se poder estar a referir ao ritmo da fabricação inicial, no primeiro ano, deixando um eventual incremento para depois.

Há 1,9 milhões à espera. Entregas da Cybertruck arrancam até Setembro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nem todos os 1,9 milhões de clientes que transferiram 100 dólares (reembolsáveis), para figurarem entre os primeiros a receber a pick-up, terão mantido a intenção de compra. Mas se 500 mil a 1 milhão a mantiverem, o construtor vai levar uma eternidade a satisfazer as encomendas para um tipo de veículo que é o mais popular nos EUA. E ninguém aprecia esperar pelo menos cinco anos para receber a sua pick-up, pelo que importa resolver os constrangimentos na produção.

A capacidade de produção instalada Tesla, por modelo, onde já surge a pick-up Cybertruck, para a qual a marca prevê mais de 125.000 unidades por ano

Não se conhecem ainda as versões da Cybertruck que serão inicialmente produzidas, mas sabe-se que a pick-up da Tesla será proposta em versões com apenas tracção traseira, com dois motores para garantir tracção total e com três motores (dois deles atrás). Esta última será a mais potente, com 600 kW (816 cv), que lhe garantem 210 km/h de velocidade máxima e 0-97 km/h em 2,9 segundos. De acordo com o fabricante, a Cybertruck Tri Motor pode ainda transportar 1600 kg e rebocar 6,4 toneladas, além de fornecer energia eléctrica e ar comprimido.